Skip to content

Zabaratukitu – resultado final do teste de posicionamento de imagens no Google

Passado exatamente 1 mês de publicar um artigo aqui no blog Mais Webmarketing, para perceber como o Google indexa e posiciona as imagens no motor de busca já cheguei a algumas conclusões. Este teste que eu efetuei não quer dizer rigorosamente que se aplique a todas as imagens que publicamos nas nossas páginas. Existem diversos fatores que podem influenciar positivamente o posicionamento das imagens no Google.

Fatores que podem influenciar o posicionamento das imagens no Google

  • O nicho de mercado onde estamos presentes e queremos posicionar. Neste teste que fiz não existia um nicho em concreto, foi propositado porque trata-se de uma experiência.
  • Concorrência. É muito diferente quando queremos posicionar imagens e não temos concorrência como se tratou neste teste. Há nichos que devido à grande concorrência, é muito mais difícil o posicionamento das imagens e até por vezes quase impossível. Portanto a análise da concorrência é muito importante para percebermos se temos alguma possibilidade de posicionamento das imagens.
  • A escolha das palavras-chave. Outro fator importante que pode influenciar positivamente o respectivo posicionamento das imagens.
  • Originalidade das imagens. Caso sejam imagens originais, as probabilidades de melhor posicionamento podem ser uma realidade. O que para o visitante também possam destacar-se.

Mas nesta experiência podem-se tirar várias conclusões que de certa forma ajudam no posicionamento de imagens nos resultados do Google. Alguns aspectos já foram referidos anteriormente. Mas vamos então perceber concretamente o que pode-se fazer para posicionar imagens no Google.

Imagens utilizadas

imagens testeEstas foram as imagens utilizadas para o teste de posicionamento de imagens no Google, como podem ver no respectivo artigo. Como elaborei o artigo a pensar no posicionamento?

  • Primeiro utilizei uma palavra-chave que não existisse no Google e que também não existisse qualquer concorrência. Só desta forma é que podia perceber os resultados obtidos.
  • No artigo com as imagens a posicionar, otimizei com a palavra-chave principal – Zabaratukitu.
  • Nas próprias imagens coloquei a palavra-chave.
  • Não fiz qualquer ação de Link Building

RESULTADO FINAL

O resultado final desta experiência veio comprovar o que eu já imaginava que iria acontecer. Tudo depende dos fatores que referi em cima para se conseguir um bom posicionamento das imagens no Google. O texto em volta das imagens também tem um papel importante para reforçar ainda mais as imagens e o seu respectivo posicionamento.

Este foi o resultado no Google passado 1 mês da publicação do artigo de teste.

Resultados WEB:
zabaratukitu_3Resultados Google Imagens:
zabaratukitu_4Os primeiros 4 resultados no Google Imagens são todas as imagens que estão no artigo que escrevi para fazer o teste. Na 1ª e na 2ª posição estão as duas imagens que pretendia posicionar.

Portanto, objetivo concluído! Mas…

Mais uma vez peço muito atenção aos fatores que referi neste artigo, porque sempre que falamos de posicionamento no Google, há muitas ações a ter em conta!

Gostou desta experiência, por favor partilhe!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.