Skip to content

Web Marketing ou SEO?

Vou falar de um serviço na Internet que para quem não sabe o que é, fica completamente confuso com a informação diferenciada de empresa para empresa de webmaster para webmaster, etc. Estou a falar de termos muito na moda hoje em dia: web marketing, SEO, SEM, PPC, E-Mail Marketing e muito mais! Já nem vou tocar no assunto que englobam as redes sociais.

Devido à minha experiência, e o facto de estar sempre atento ao que vai aparecendo de novo na Internet e sempre que posso frequento workshops, seminários e cursos ligados a serviços na Internet vejo muita confusão acerca destes temas. Quando estive a estudar em Espanha, deu para perceber que por lá eles já sabem e já praticam todas as técnicas e ferramentas que nós por cá ainda andamos a “testar” e a tentar perceber como aplicar.

Aqui em Portugal, estes novos serviços (Web Marketing) estão a começar a surgir, os empresários estão a começar a perceber que há uma potencialidade muito grande nesta área.

Para começar quero já dizer que Web Marketing é diferente de Marketing Digital. Pois é, há algumas diferenças entre ambos os termos, o Marketing Digital engloba por exemplo o Marketing para telemóveis, enquanto o Web Marketing é mais direccionado para a Internet.

Aconselho a leitura do livro “Marketing Digital na versão 2.0 – o que não pode ignorar” de Filipe Carrera, do qual aborda explicitamente todos estes termos.

Na minha opinião e depois de muita pesquisa e leitura de livros técnicos, eu diria que o Web Marketing engloba TODOS os termos falados hoje em dia – SEO, SEM, PPC, E-mail Marketing, e por aí fora…

Há muitas empresas de Web Design que prestam serviços de Web Marketing mas apenas fazem E-mail Marketing e SEO.
Ora aqui está outra confusão! SEO! Muitos clientes meus, vêm ter comigo e dizem-me que precisam de colocar SEO no WebSites deles para ter mais clientes! No fundo o objectivo final do SEO é mesmo esse, obter mais clientes vindos através da Internet(motores de busca).

Mas para isso é necessário muitas técnicas, ferramentas e persistência e controlo daquilo que se está a fazer, mas o SEO para ser funcional e obter resultados é necessário aplicar técnicas Onsite e Offsite. As técnicas são muitas, mas Offsite o SEM, o PPC, o E-mail Marketing, as redes sociais e até a assinatura de e-mail são factores importantes para que o Google vá indexando o website e assim ajudar a posicionar nos resultados da primeira página de pesquisa.

Como é possível empresas dizerem que prestam serviços de SEO e não de Web Marketing onde se engloba todos estes termos e técnicas? Por isso na minha opinião o SEO é uma moda! Ainda são poucos os profissionais que sabem realmente o que significa, os seus benefícios para os clientes e como se aplica!

Conclusão:

O grande problema com esta confusão, são os ditos artistas e empresas que só pensam nos lucros a todo o custo, eu sei que isto funciona assim em todas as actividades, mas nós profissionais temos de abrir os olhos aos empresários e explicar-lhes o que são estes novos serviços, para que servem, como se aplicam, as vantagens e desvantagens e uma monitorização constante dos resultados.

Nós profissionais temos de executar um plano de web marketing para cada cliente, só assim é que podemos saber juntamente com o cliente o que vamos fazer e quais os objectivos a atingir entre outras coisas. E por experiência própria, acreditem que com um plano bem elaborado o cliente fica espantado com as potencialidades destes novos serviços, que na minha opinião estão todos interligados – WEB MARKETING

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.