Skip to content

Web 2.0 – O que é isso?


Hoje em dia o termo Web 2.0 está muito em moda, mas afinal o que é isso? Web 2.0 é um termo que foi criado em 2004 por uma empresa privada para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a “Web como plataforma”, envolvendo wikis, redes sociais e Tecnologias da Informação.

Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à actualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por utilizadores e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interacção e participação entre os que utilizam a Internet hoje em dia é que faz a diferença.
Na Web 2.0 os programas são abertos(Open Source), ou seja, uma parte do programa pode ser utilizado por qualquer pessoa para se fazer outro programa.

São utilizadas APIs para deixar que outros sites utilizem partes dos seus dados nos serviços deles. Em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, na Web 2.0 descobriu-se as redes P2P, na qual cada utilizador é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados directamente entre todos.

O conteúdo dos web sites também sofreram um enorme impacto com a Web 2.0, dando ao utilizador a possibilidade de participar, geralmente gerando e organizando as informações.  Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos utilizadores, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliação, ou personalização.

Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada utilizador, sob forma de página pessoal, permitindo-lhe  a filtragem de informação que ele considera relevante.

Este tema da Web 2.0 ainda é um pouco confuso para o utilizador da Internet, mas os especialistas já falam da Web 3.0 e por aí fora. Para percebermos como será esta evolução da Web deixo aqui um Infográfico com a evolução da Internet até 2020!

Internet_In_2010

Fontes: Wikipédia, Intac.net


Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.