Skip to content

Utilize a Web 2.0 para Link Building



Cada vez mais existem websites onde podemos partilhar conteúdos com outros utilizadores como por exemplo as redes sociais, agregadores de conteúdos, RSS etc. Isto é a Web 2.0! Já se fala na Web 3.0, mas isso é futurologia (a curto prazo)!

Mas como podemos utilizar a Web 2.0 a nosso favor? Há imensos websites onde podemos partilhar informação, qual deles escolher?

Primeiro de tudo temos de saber como vamos partilhar os conteúdos dos nossos blogs/sites na Web 2.0? A resposta é RSS. Todos os blogs geram automaticamente este formato de conteúdos. Portanto vamos pegar nessa página RSS feeds do nosso blog e vamos partilhar em sites Web 2.0, desta forma sempre que produzirmos novos artigos no nosso blog, vai atualizar automaticamente toda a rede onde agregámos a página RSS feeds.

Técnica de Link Building utilizando a Web 2.0

  • Primeiro de tudo crie 3 ou 4 artigos com as palavras-chave que quer posicionar. Não se esqueça de colocar títulos atraentes, coloque a palavra-chave no título, no primeiro parágrafo do texto, pelo meio do artigo e no final do artigo, não exagere no máximo 3 ou 4 palavras-chave por artigo.
    Não se esqueça das variantes da palavra-chave! Os artigos têm de fazer sentido para os leitores, não pense só nos motores de busca!
  • Registe-se no Squidoo e faça uma “lente” com um artigo, não se esqueça de “linkar” uma ou duas palavras-chave desse artigo para o seu blog/site.
  • No Twitter envie um Tweet com o novo link que criou na “lente” do Squidoo. Desta forma o Google vai indexar o artigo que criámos no Squidoo.
  • Crie uma página na Hubpages.com. Este site é muito semelhante ao Squidoo. Nesta página coloque um outro artigo, mais uma vez não se esqueçam de colocar a palavra-chave a “linkar” para o vosso site/blog. Coloque também o RSS feed da “lente” Squidoo que criou anteriormente.
  • Enviar mais uma vez um Tweet com o novo link da página criada na Hubpages.com
  • Crie um Blog no Blogger.com e coloque outro artigo e adicione o RSS feed das páginas do Squidoo e Hubpages.
  • Enviar um Tweet com o novo link do Blog.
  • Crie um blog no Tumblr.com e adicione mais um artigo e novas páginas com o RSS feed das páginas do Squidoo, Hubpages e  do blog criado no Blogger.com
  • Enviar mais um Tweet com o novo link do Tumblr
  • No site FeedBite.com adicione todos os RSS feed das páginas e blogs que criou.
  • Crie uma conta no site Bumpzee.com e adicione todos os RSS feed das páginas e blogs que criou.
  • No site Ping.in “ping” todas as páginas que criou e blogs incluindo também a sua conta do Twitter. Com isto está a dar a informação aos motores de busca da existência de novas páginas.
  • Etc…

Com a quantidade de websites 2.0 que há na Internet poderia continuar a criar conteúdos a apontar para os nosso site/blog. Estes sites aqui mencionados são alguns exemplos, existem outros semelhantes que também podemos utilizar é só uma questão de escolha. No Google Analytics terá de fazer essa análise, verificar quais são as fontes de tráfego que estão a enviar mais visitas.

Esta técnica de Link Building tem como objectivo misturar na rede Web 2.0 os nossos conteúdos com palavras-chave a apontar para o nosso site/blog. Mas esses links são “Nofollow”? Esqueça!

O importante aqui é indexar mais páginas nos motores de busca, novos visitantes, e a presença dos links em vários sites Web 2.0. Reparem que não falei no Facebook! Imaginem misturar também neste mix o Facebook!

Este sistema com a utilização do RSS feed criamos conteúdos de forma automática, não é necessário estarmos preocupados com atualizações! Desta forma vamos indexar nos motores de busca mais conteúdos a favor do nosso site/blog!

Se realizarem esta técnica 1 vez por mês, imagem ao final de um ano a quantidade de páginas indexadas a apontar com palavras-chave para o nosso site/blog!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.