Skip to content

Twitter Analytics – Introdução


Existem diversas ferramentas na web que dão muita informação analítica das contas do Twitter(@maiswebmkt). No entanto, são ferramentas externas que não pertencem ao Twitter. Como era uma das ferramentas que faltava no Twitter, já tem algum tempo que podemos consultar os dados estatísticos dentro do nosso perfil no Twitter.

Como é óbvio, depois do Twitter lançar a publicidade dentro da própria plataforma, seria necessário os utilizadores consultarem toda a informação analítica sem ter de sair da sua conta do Twitter.

Entrar no Twitter Analytics »»

Inicialmente a ferramenta do Twitter Analytics não estava disponível para todas as contas, mas agora já podemos consultar todos os dados estatísticos até 3 meses.

twitter analyticsAo entrar no dashboard da sua conta do Twitter Analytics vai encontrar um gráfico com as impressões dos seus tweets, o número de vezes que os seus tweets aparecem, etc. Um fato curioso é que os períodos medidos são de 28 dias, não sei qual o motivo!

No lado direito do gráfico vai encontrar vários gráficos muito interessantes que analisam o impacto dos seus tweets:

  • Taxa de Participação
  • Cliques nos links
  • Retweets
  • Nº de gostos
  • Respostas

twitter analytics2

Painel SEGUIDORES

Podemos ver também na janela “Seguidores”, mais informação aprofundada dos seguidores do nosso perfil. Para além da evolução dos números de seguidores ao longo do tempo, podemos ver também os seguintes dados estatísticos;

  • Quais os 5 principais interesses exclusivos dos seguidores do nosso perfil
  • Localização dos seguidores
  • Os 10 principais interesses dos seguidores
  • Principais cidades
  • Qual o sexo(Masculino/Feminino)

twitter analytics3

Painel CARTÕES DO TWITTER

Aqui, neste painel vamos encontrar os dados analíticos dos cartões do Twitter(saber mais aqui), onde podemos ver todas as interações dos cartões do Twitter e perceber qual o formato que gera mais clique e até retweets.

twitter analytics4Esta ferramenta do Twitter é sem dúvida uma mais valia para se conseguir perceber como é que os tweets estão a ser recebidos pelos seguidores. Claro que com o Twitter Analytics já podemos saber muita informação, no entanto é sempre recomendável fazer o cruzamento dos dados com outras ferramentas externas.

O Twitter em Portugal

Segundo as tendências do Google Trends, podemos ver que o Twitter em Portugal está em constante crescimento. No entanto o Twitter em Portugal é pouco expressivo e provavelmente o crescimento ao longo dos anos poderá ser devido ao fato do Twitter em Portugal nunca se ter afirmado.

O Twitter em Espanha

Em Espanha o Twitter teve o seu pico em 2013 e agora, durante o ano de 2014 está em queda. São processos naturais, devido à concorrência do Facebook e do Google. No entanto isto não quer dizer que hajam menos utilizadores, são apenas tendências e dados do Google Trends. Aliás, em Espanha o Twitter é uma ferramenta muito utilizada!  

O Twitter no Brasil

No Brasil o Twitter teve o seu pico um pouco antes de Espanha e está em decrescendo. Mais uma vez reforço que estes dados são do Google Trends e podem não refletir à verdadeira utilização da plataforma Twitter no Brasil.



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.