Skip to content

Tendências do marketing digital que transformarão o futuro deste mercado

Saber exatamente o que acontecerá com o marketing digital em 2020 é algo difícil de prever, já que esta indústria está em constante evolução e anda de mãos dadas com a tecnologia. Mas, para estar em um bom nível competitivo é necessário estar atualizado em todas as novidades e tudo o que marca tendência no momento.


Depois de um processo de pesquisa apoiado por especialistas no setor sobre as melhores estratégias para 2020, foi possível conhecer as tendências de marketing digital para 2020 que servirão para traçar suas estratégias, dar um passo em frente e ganhar vantagem sobre seus concorrentes.

Que tendências dominarão o sector do marketing digital em 2020?

Antes de tudo, você deve ter em mente que o centro de toda proposta de marketing é o usuário, é ele quem decide o rumo de tudo, e qualquer mudança nos comportamentos dos usuários fará modificar as estratégias para se adaptar. 

O usuário atual vive ligado a um dispositivo móvel, assim que toda estratégia deve basear-se nesta particularidade e em como acompanhar os comportamentos dos usuários para uma melhor visibilidade no Google. 

Até 2020, todos poderão fazer tudo e tocar em seu dispositivo móvel com melhores gráficos e tecnologia avançada que lhe permitirá viver uma experiência sensorial avassaladora. Viva toda a empolgação que o Bingo Online Grátis causa em ofertas para você onde quer que esteja.

Um indiscutível motor de mudança são as novas tecnologias como o Big Data ou a inteligência artificial. Suas múltiplas aplicações ao marketing digital dão abertura a novas alternativas dentro da indústria.

  1. Tratamento personalizado e comunicação direta com a marca

Os meios de comunicação de massa com plataformas unidirecionais ficaram no passado. As marcas enviavam suas mensagens através da televisão e do rádio de uma forma impessoal, hoje em dia tudo mudou e já não causam o mesmo impacto de antes.

As redes sociais e outros mecanismos de conectividade transformaram o marketing, os clientes demandam o contato direto com a marca, a comunicação entre o usuário e a marca deve fluir e além disso este contato deve ser o mais personalizado possível.

Esta nova tendência abre duas vertentes que deverão ser tomadas em consideração pelas marcas ao planejar suas estratégias de marketing em 2020: uso dos canais de mensagens que anteriormente servia para a comunicação entre particulares como Messenger, Whatsapp para empresas. Esta forma direta de comunicação com a marca tem tendência a ser mais comum em 2020.

Por outro lado, o uso de chatbots tem sido generalizado, o que demonstra um desenvolvimento crescente à medida que a inteligência artificial evolui. Este tipo de tecnologia permite às grandes corporações manter comunicação personalizada em tempo real.

2. Aumento de produtos nas redes sociais

Os canais sociais ganharam mais força e estão a oferecer mais produtos nas redes sociais. Segundo uma pesquisa realizada em Espanha por Anual de redes sociais em 2019, 55% de usuários confessaram ter buscado informações sobre produtos ou serviços em redes sociais antes de realizar uma compra.

A melhor estratégia para 2020 será realizar publicações para promover e vender produtos requeridos pelos usuários através destes canais, prova disso são os chamados shoppable posts.

Estas estratégias promovem o uso de imagens atraentes e vídeos curtos em redes sociais onde se refletem os benefícios dos produtos, suas características essenciais, entre outras coisas relacionadas também com a marca.

No entanto, a maioria tende a usar plataformas como Facebook ou Instagram onde você pode fazer compras integradas, tornando as coisas muito mais fáceis para os vendedores em 2020. A nova tendência busca intensificar as compras integradas o que permitirá que as marcas possam ter acesso a novos mercados e impactar em clientes potenciais de uma forma amigável.

Os clientes preferem vídeos a textos, as pessoas passam mais de 100 milhões de horas a ver vídeos no Facebook. Por outro lado, a plataforma YouTube alcançou mais de mil milhões de assinantes ativos, esta tendência vai se tornar mais evidente já que as marcas definitivamente utilizarão este formato de áudio e vídeo para promover seus produtos.

Atualmente, a maioria dos sítios web utiliza vídeo em streaming, o que leva a pensar que os vídeos ao vivo continuarão a marcar o padrão como principal formato de conteúdo ao longo de 2020.

Ambos Instagram e Facebook são as melhores opções para promover vídeos de marca e produtos diretamente. Além disso, este tipo de visualizações transmite confiança e proximidade com a marca propiciando que sua marca obtenha maior lealdade, notoriedade e engagement.

Outra vantagem deste tipo de canal é que o conteúdo pode ser visualizado e ouvido enquanto realizamos outras atividades. A criação de branded content permite à empresa fazer a diferença e fidelizar ao público objetivo mostrando conteúdo vinculado à marca para conectar-se com o consumidor, para muitos este tipo de conteúdo é mais amigável.

Outros meios como Spotify estão apostando na indústria do podcast com alto-falantes inteligentes e assistentes de voz.

  1. Conteúdos interativos e experiência imersiva

O marketing de conteúdo para 2020 tem tendência a uma maior experiência interativa, o usuário tentará se sentir imerso no que está observando, e será tentado a fazer parte do que está acontecendo.

O conteúdo multimídia interativo-imersivo estará um pouco mais acessível a todos em 2020, enquanto a Inteligência Artificial tem contribuído para que o conteúdo interativo tradicional melhore sua qualidade de imagem.

O verdadeiro desafio é desenvolver conteúdo aplicando as novas tecnologias que estão sendo criadas para fornecer uma experiência mais sensorial e real aos usuários.

Trata-se de ir em busca de uma experiência mais personalizada e que seja de grande atratividade para o público-alvo. A realidade virtual, a realidade aumentada e vídeos interativos são alguns dos projetos que estão em constante evolução, apesar de muitas marcas ainda não terem explorado ao máximo suas potencialidades.

O desenvolvimento deste tipo de tecnologia inovadora e criativa permite fazer a diferença entre os concorrentes, em poucas palavras, as tendências do marketing digital em 2020 visam tirar o máximo partido das novas tecnologias totalmente centradas no utilizador.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.