Skip to content

Tarefas a realizar no blog na altura do verão e das férias

Estamos em pleno mês de Agosto e aqui na Europa é altura de férias de verão! Nesta época do ano em Portugal quase toda a gente está de férias. Por isso o ritmo de trabalho abranda e muito. Ou seja, muita praia, sol, esplanadas, saídas noturnas, 🙂 etc…

E lá está, para quem tem projetos online, estar no computador começa a ficar para segundo plano. O que é perfeitamente lógico e compreensível depois de 1 ano inteiro a batalhar…

Mas para esta época do ano(férias de verão) você tem um plano de ações? Tem de se preparar para estes dias em que a vontade é pouca de estar no computador sabendo que está um belo dia de sol lá fora.

Tarefas para as férias de verãoPor isso, aproveite para fazer algo de diferente no seu blog/site, algo fora do comum e que não se aborreça. O que acha de fazer um planeamento e executar uma limpeza? Sim, limpeza!

Eu também faço sempre este esforço, mas tem de ser. É obrigatório revermos o nosso blog para que  no recomeço após as férias ou este período do verão voltarmos ao trabalho “normal” sem a necessidade de nos preocuparmos com “coisitas” que deveriam nem existir ou então já estarem resolvidas!

Vamos então à limpeza!

Com vários artigos já publicados, aqui no blog Maiswebmarketing já são mais de 600 desde 2010, é mesmo necessário fazer esta pequena limpeza e análise e aproveito esta altura do ano para fazer isso mesmo.

Por isso resolvi aproveitar para escrever este artigo onde coloco alguns pontos que são importantes fazer, para que em Setembro – após o Verão(aqui em Portugal), tudo arranque à máxima força!

  • Os links de saída ainda existem? Quando fazemos uma referência a uma página ou website externos devemos verificar se esses conteúdos ainda existem ou estão online. Existem ferramentas que irão detectar esses links. Recomendo a utilização destas duas ferramentas online:
  1. Link Checker
  2. Dead Link Checker
  • Verifique se todas as imagens aparecem nos artigos, especialmente naqueles que são mais visitados.
  • Muita atenção aos artigos que escreveu há vários anos porque podem já estar desatualizados, convém dar uma olhada e um refresh nos conteúdos. Não altere a URL desse artigo, apenas os conteúdos.
  • Pode também verificar(embora não seja muito grave) se os links externos abrem numa nova janela.
  • As ligações internas, ou seja, SEO on-page está bem feito? Aproveite para fazer uma análise.
  • Aproveite também para tentar captar o visitante, colocando formulários por esses artigos mais antigos e assim aumentar a sua lista. Não esqueça as partilhas nas redes sociais.
  • Faça uma análise geral de SEO a todo o blog.
  • Analise os títulos e descrições dos seus artigos. Recomendo a utilização desta ferramenta; Screaming Frog
  • Aproveite também para rever as palavras-chave.

Estes são apenas alguns pontos, mas cada caso é um caso e cabe a si perceber o que tem de fazer nesta altura do ano em que o calor lá fora aperta mais e a vontade de estar no computador é cada vez menos 🙂 e para isso nada melhor do que uma imagem da praia que eu frequento a 10 minutos de casa de onde vivo.

7 Agosto 2014 - 16-57hEsta imagem foi tirada às 16.57h da tarde do dia 7 de Agosto de 2014. Estava um dia de praia esplêndido e lá está, não resisti em dar um saltinho até à praia. Deixei atrasar alguns trabalhos para fazer à noite que deveria terem sido feitos de tarde!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.