Home / Web Marketing / Social Media Optimization

Social Media Optimization

O termo SEO (Search Engine Optimization) já todos(quase todos) conhecem e sabem o que é, penso eu… Ou seja, aqui o mais importante é optimizar as páginas do nosso blog/website para estarem bem posicionadas nos resultados do motor de busca do Google.

Agora neste artigo quero abordar o termo SMO (Social Media Optimization). Ou seja, optimizar os nossos perfis/páginas das redes sociais para ficarem melhor posicionados nas respectivas pesquisas desses websites considerados como rede social.

A realidade de hoje em dia é que actualmente o Google ou outros motores de busca não são apenas as únicas formas de pesquisa online, os websites considerados redes sociais podem e devem também estar optimizados e também como forma de atrair visitantes para o  mesmo. Como exemplo temos o Youtube que já é o segundo motor de busca mais utilizado logo a seguir ao Google.

O conceito é simples: deve optimizar o seu blog/website e também onde estiverem presentes nas redes sociais de forma a que facilmente dê origem a links externos, o conteúdo seja partilhado e a sua marca apareça mais facilmente em pesquisas tanto nas redes sociais assim como nos motores de busca.

4 dicas para efectuar SMO:

  1. Coloque no seu blog informações em que redes sociais está presente:
    Utilize e coloque no seu blog os botões de partilhar o conteúdo, os chamados “Partilhe” ou “Junte-se a nós no (colocando o nome da rede social)”, etc. Isto faz com que facilmente os seus visitantes partilhem o seu conteúdo com outras pessoas ou juntem-se aos seus grupos nas redes sociais.
  2. Coloque o máximo de informação nos seus perfis/páginas:Em cada rede social que estiver presente, tais como o Facebook, o Twitter, o Youtube ou outro qualquer, preencha com o máximo de informação possível sobre o seu blog e seja coerente em termos de imagem em todos eles.
  3. Ajude o seu conteúdo a viajar: Através de pdf’s, vídeos, clips de áudio, etc. Crie conteúdo em diversas formas. Desta forma ajuda o conteúdo a ser mais facilmente partilhado. Para além disso os seus perfis/páginas começam a ter seguidores por iniciativa própria.
  4. Crie ligações automáticas do seu blog para as suas redes sociais: Coloque as redes sociais a trabalhar para si. Ou seja, sempre que lançar novos artigos no blog, estes devem estar ligados às redes sociais de forma automática, podendo utilizar várias ferramentas.

Algumas ferramentas que poderá utilizar:

  • RSS Feeds: Se colocar um RSS Feed do seu Blog nas suas redes sociais, automaticamente um novo artigo surge nessas redes, levando as pessoas a visitarem o website de forma a lerem o artigo completo.
  • Imagens e video: As imagens que coloca em sites como Flickr ou os videos que coloca no Youtube podem ser optimizados de forma a incluir links para o seu website. Isto não só cria backlinks que o vão ajudar a aumentar os rankings nos motores de busca, como leva os utilizadores a visitarem o seu website. Neste artigo pode ver 10 formas para optimizar o seu canal do Youtube.
  • Marketing viral: O que se traduz por “word of mouth” ou “passa-palavra”. Para se conseguir ter conteúdo viral, ou seja, os utilizadores partilhem com outros utilizadores, é necessário que o conteúdo (seja texto, video ou audio) seja relevante, interessante, original e que traga algum valor. Este efeito viral vai não só fazer com que o conteúdo seja visto por mais pessoas, como vai também criar backlinks quando as pessoas publicam links para o conteúdo nas suas páginas, websites ou blogs.

Gostaria de reforçar e referir que não deverá de maneira nenhuma trocar a sua estratégia de SEO por uma estratégia de SMO. Os motores de busca e nomeadamente o Google ainda é a principal fonte a levar visitantes ao seu blog/website. O que deverá fazer é manter as duas estratégias em simultâneo como forma de optimizar o seu blog/website como um todo.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *