Skip to content

Será o Google Analytics um espião no nosso blog? Parte I

Colocar o Google Analytics como ferramenta de tracking nos nossos projetos da web já é praticamente obrigatório. Não há qualquer dúvida que de fato é uma ferramenta de analytics muito completa e acima de tudo, gratuita.

Conseguimos perceber tudo o que se passa no nosso blog/site com o analytics tal como o comportamento dos visitantes, onde navegam, quanto tempo passam no blog, em que páginas, a taxa de rejeição, etc… 10 formas para reduzir a taxa de rejeição.

Será o Google Analytics um espião?

Segundo Matt Cutts, refere no vídeo em baixo(embora seja datado de 2011) que o Google Analytics não interfere em NADA na hora da decisão de posicionamento nos resultados do motor de busca Google.



 

Mas, qual o motivo da minha desconfiança?

Como já devem saber eu tenho vários blogs de nicho, e no mês passado, resolvi juntar todos os projetos que tenho online na mesma conta do Analytics. Tenho blogs que estão na 1ª página para a principal palavra-chave e que não tinham instalado o código de tracking do Google Analytics.

Tinham outros softwares de analytics instalado, eu utilizo o Clicky para projetos mais pequenos. Então eu resolvi adicionar o tracking do Google Analytics e juntar tudo na minha conta!

E qual o meu espanto!

Não sei se foi coincidência ou não…

Os meus blogs que estavam posicionados na 1ª página e que depois instalei o tracking do Google Analytics, caíram nos resultados… Foram parar para as 4ªs e 5ªs páginas de resultados…

Queda no ranking do AnalyticsUpsss… Algo de estranho se passou… Foi então que resolvi ficar atento…

Mesmo assim deixei ficar mais algumas semanas para tentar perceber se foi queda momentânea, instabilidade ou alguma atualização do Google…

Ainda estou a analisar esta situação que no mínimo é muito estranha, numa pesquisa que fiz no Google sobre este tema, não encontrei muita informação sobre este assunto.

Num próximo artigo, vou partilhar as conclusões a que cheguei. No entanto, estou um pouco preocupado se o Google espia os nossos projetos online através do Analytics e a partir daí toma decisões sobre o posicionamento nos resultados do motor de busca.

A ver vamos…

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.