Home / SEO / Será importante ter a palavra-chave no domínio como estratégia de SEO?

Será importante ter a palavra-chave no domínio como estratégia de SEO?

A escolha do domínio é extremamente importante na hora de o registar. Antes de escolher qual será o domínio deverá ponderar nas estratégias e quais os objectivos a atingir com o seu blog ou website. Deverá ter em atenção qual é o seu nicho de mercado, se vai vender produtos ou divulgar serviços e qual o seu público alvo.

Através do domínio é que os visitantes vão-se lembrar do seu blog, será também algo que vai ter de olhar todos os dias, e algo que vai ter de promover online e também offline. No entanto, o que muitos não sabem é que existem considerações de estratégias de SEO para levar em conta ao escolher o nome do domínio.

Colocar a palavra-chave no nome de domínio simplesmente significa que está a dar informações sobre o que o seu blog é e o que pode encontrar. Segundo Matt Cutts o Google recomenda um domínio que seja “Brandable” porque tende a ter mais peso para o internauta e até dá o exemplo da palavra-chave Android. Por exemplo quando coloca-se no domínio a palavra Android, outros blogs e websites também podem usar essa mesma palavra, mas se utilizar o nome como marca será mais fácil para o Google e também para o utilizador memorizar esse domínio.

Mas utilizar a palavra-chave no domínio pode também ajudar o internauta a identificar de imediato de que trata o blog e que encontrou os conteúdos que procurava. Embora, através de Matt Cutts o Google admitiu que palavras-chave no nome de domínio perdeu um pouco de peso na hora de analisar para definir uma posição no motor de busca(esta alteração efectuou-se numa das últimas actualizações do algoritmo), no entanto não significa que a utilização da palavra-chave no nome do domínio tenha perdido completamente valor, apenas ajustaram mediante os nichos. No vídeo em baixo Matt Cutts explica a posição do Google neste aspecto.




Para visualizar as legendas em PT-Br clicar no botão do vídeo “CC” e escolher o idioma Português.
 

Os benefícios para escolher um nome de domínio como marca

Se o objectivo de um blog ou website é criar uma marca, então o melhor será não utilizar a palavra-chave no domínio mas sim um nome curto com poucas palavras e que seja de fácil memorização. Pode-se dar como exemplos a Yahoo, Facebook, Twitter, etc. Estes nomes de domínio não têm nada a ver com o que a empresa realmente faz, portanto, não há palavras-chave no domínio, mas não é por esse motivo que ainda são bem sucedidos porque o objectivo destas marcas são para fins de branding. Vamos então perceber benefícios de um nome de domínio como marca:

  • Fácil de lembrar – Esta é a maior razão para que os nomes de domínio “brandable” trabalham. São fáceis de memorizar, e por isso vai ajudar a atrair os visitantes.
  • Considerações sobre SEO – Palavras-chave inseridas no domínio são apenas um aspecto de SEO. Nomes de domínio “brandable”  podem também ficar bem posicionadas devido a serem mais conhecidas pelos utilizadores.
  • Original e mais interessante – As marcas podem ter muita criatividade em volta do seu nome. Poderão tornarem-se mais agradáveis de visualizar todos os dias o que pode ajudar a gerar mais cliques.
  • Google começa a valorizar marcas – Matt Cutts explica no vídeo que o Google está atento aos domínios cheios de palavras-chave. Admitiu também que estão a ajustar o mix(domínios com e sem palavras-chave) e “rodando o botão para baixo no algoritmo” dos domínios com excesso de palavras-chave.

Como pode ver, muitos nomes de domínio “brandable” são extremamente bem sucedidos. É fácil de perceber o porquê do Google estar a olhar cada vez mais para as marcas.

Os benefícios de escolher um nome de domínio com palavra-chave

Ao escolher um nome de domínio com palavras-chave, funciona bem por alguns motivos diferentes:

  • Ligação – Se está a referi-se ao nome de uma marca/empresa, pode ligar com as mesmas palavras que estão na palavra-chave. O texto âncora é importante quando se trata de uma ligação, assim como ter um domínio com a palavra-chave e que lhe dará uma maior hipótese de melhorar o posicionamento.
  • Google – Embora como já foi referido o Google começa a actualizar o seu algoritmo em que palavras-chave no domínio é um factor de classificação menos importante, mas mesmo assim ainda tem algum valor para blogs e websites de nicho. Ou seja, as palavras-chave no domínio ainda faz uma pequena diferença.
  • Mais informações – Para os utilizadores que fazem pesquisas no Google por informações sobre determinado produto/serviço ou empresa quando vêm um resultado na pesquisa com a palavra-chave no domínio, este resultado destaca-se dos outros.

Para projectos novos na Internet esta poderá ser a melhor opção, mediante o orçamento que tem para o marketing.

Então, quais as conclusões?

Segundo a explicação de Matt Cutts e do qual eu concordo, a decisão deve realmente depender de quais são os seus objectivos. Também é possível ter uma marca e um domínio com a palavra-chave, como por exemplo o Miguel Brandão marketing online.

Então, a palavra-chave no nome do domínio é realmente importante, ou não? De facto não parece importar muito. Embora os internautas possam ser mais propensos a clicar no link com a palavra-chave, mas também podem clicar no blog ou website de uma marca que já conhecem! Na minha experiência profissional as duas opções são válidas e utilizo ambas. Quando o meu objectivo é criar uma marca forte a curto-médio prazo não coloco palavra-chave no domínio, mas quando quero criar uma estratégia de SEO e os projectos são novos utilizo de facto palavras-chave no domínio e posso garantir que à data deste artigo ainda resulta e muito bem!

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *