Skip to content

SEO: Estratégia de palavras-chave


Para construir uma campanha bem sucedida de SEO não basta escolher algumas palavras-chave e tentar posicioná-las em rankings. Para maximizar a exposição do seu site através de palavras-chave possíveis, e centrando o nosso objectivo na conversão de palavras-chave relacionadas com o seu negócio com o que o cliente procura, é necessário perceber o que há em volta das palavras-chave da nossa estratégia e criar “listas de sementes” de palavras-chave em torno de todas as suas variantes.

Por exemplo: nas palavras-chave livro e ténis podemos ter as variações ténis de corrida e livro policial. A isto chama-se palavras chave Long Tail (cauda longa).

Um dos princípios fundamentais em SEO é a ideia da “cauda longa”, temos um exemplo no gráfico em baixo. A grande maioria dos visitantes que chegam ao nosso site por busca orgânica, são pesquisas por variações de uma palavra-chave, segundo estudos realizados(SEOmoz.org), milhares de consultas são de “cauda longa” em vez de um “punhado” de termos exactos. Sabia que: Mais de 30% de buscas feitas no Google são termos novos que nunca foram pesquisados antes?

O grande objectivo é fornecer, exactamente o que se busca, o que um visitante quer, e o que ele deseja. Sendo assim, em SEO, explorar as variações de uma palavra-chave, fazem com que se consiga atingir uma maior quantidade de utilizadores, que normalmente, já sabem especificamente o que desejam.

A grande vantagem do Long Tail:

Com esta capacidade de oferecer a busca exacta, o seu site, obtém uma grande vantagem sobre os seus concorrentes, pois o utilizador já encontrou o que desejava. Os utilizadores que pesquisam por palavras-chave específicas são aqueles que possuem um maior ROI. São os que compram os produtos e aqueles que têm a maior hipotese de recomendar a sua página a outras pessoas.


Créditos: seomoz.org

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.