Home / SEO / SEO: Estratégia de palavras-chave

SEO: Estratégia de palavras-chave


Para construir uma campanha bem sucedida de SEO não basta escolher algumas palavras-chave e tentar posicioná-las em rankings. Para maximizar a exposição do seu site através de palavras-chave possíveis, e centrando o nosso objectivo na conversão de palavras-chave relacionadas com o seu negócio com o que o cliente procura, é necessário perceber o que há em volta das palavras-chave da nossa estratégia e criar “listas de sementes” de palavras-chave em torno de todas as suas variantes.

Por exemplo: nas palavras-chave livro e ténis podemos ter as variações ténis de corrida e livro policial. A isto chama-se palavras chave Long Tail (cauda longa).

Um dos princípios fundamentais em SEO é a ideia da “cauda longa”, temos um exemplo no gráfico em baixo. A grande maioria dos visitantes que chegam ao nosso site por busca orgânica, são pesquisas por variações de uma palavra-chave, segundo estudos realizados(SEOmoz.org), milhares de consultas são de “cauda longa” em vez de um “punhado” de termos exactos. Sabia que: Mais de 30% de buscas feitas no Google são termos novos que nunca foram pesquisados antes?

O grande objectivo é fornecer, exactamente o que se busca, o que um visitante quer, e o que ele deseja. Sendo assim, em SEO, explorar as variações de uma palavra-chave, fazem com que se consiga atingir uma maior quantidade de utilizadores, que normalmente, já sabem especificamente o que desejam.

A grande vantagem do Long Tail:

Com esta capacidade de oferecer a busca exacta, o seu site, obtém uma grande vantagem sobre os seus concorrentes, pois o utilizador já encontrou o que desejava. Os utilizadores que pesquisam por palavras-chave específicas são aqueles que possuem um maior ROI. São os que compram os produtos e aqueles que têm a maior hipotese de recomendar a sua página a outras pessoas.


Créditos: seomoz.org

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

google mobile update

Google Mobile Update – Toda a verdade!

Sim, toda a verdade! No dia 21 de Abril acho que foi um dos dias ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *