Para construir uma campanha bem sucedida de SEO não basta escolher algumas palavras-chave e tentar posicioná-las em rankings. Para maximizar a exposição do seu site através de palavras-chave possíveis, e centrando o nosso objectivo na conversão de palavras-chave relacionadas com o seu negócio com o que o cliente procura, é necessário perceber o que há em volta das palavras-chave da nossa estratégia e criar “listas de sementes” de palavras-chave em torno de todas as suas variantes.
Por exemplo: nas palavras-chave livro e ténis podemos ter as variações ténis de corrida e livro policial. A isto chama-se palavras chave Long Tail (cauda longa).
Um dos princípios fundamentais em SEO é a ideia da “cauda longa”, temos um exemplo no gráfico em baixo. A grande maioria dos visitantes que chegam ao nosso site por busca orgânica, são pesquisas por variações de uma palavra-chave, segundo estudos realizados(SEOmoz.org), milhares de consultas são de “cauda longa” em vez de um “punhado” de termos exactos. Sabia que: Mais de 30% de buscas feitas no Google são termos novos que nunca foram pesquisados antes?
O grande objectivo é fornecer, exactamente o que se busca, o que um visitante quer, e o que ele deseja. Sendo assim, em SEO, explorar as variações de uma palavra-chave, fazem com que se consiga atingir uma maior quantidade de utilizadores, que normalmente, já sabem especificamente o que desejam.
A grande vantagem do Long Tail:
Com esta capacidade de oferecer a busca exacta, o seu site, obtém uma grande vantagem sobre os seus concorrentes, pois o utilizador já encontrou o que desejava. Os utilizadores que pesquisam por palavras-chave específicas são aqueles que possuem um maior ROI. São os que compram os produtos e aqueles que têm a maior hipotese de recomendar a sua página a outras pessoas.