SEO e Webdesign

Existe uma relação de “parceria” ou de simbiose entre webdesign e SEO. Na minha opinião este é um assunto cada vez mais real e que já começa a ser falado. Esta relação escapa a muitos webdesigners e especialistas em SEO, por vezes compreender esta relação e assegurar um layout profissional de um website e ao mesmo tempo estar também preparado de raiz com técnicas de SEO implementadas. É meio caminho andado para o sucesso de um site/blog, e de negócios na web.

Um webdesigner deve além de dominar as técnicas de webdesign deve também saber/perceber de SEO ou até marketing digital?



Na minha opinião sim, e cada vez mais! Mas também o responsável de SEO/marketing Digital também deve perceber e entender o webdesign em que é dado tanto destaque  no que se refere ao aspecto estético e navegabilidade para o visitante e que é muitas vezes esquecido o aspecto do marketing online.

Mas como podem os motores de busca poderem influenciar os webdesigners e como eles podem perceber se não se trata de layouts, cores, usabilidade, etc?

Os mecanismos de pesquisa não “sabem” se o site é bonito e convidativo, mas conseguem perceber se é bem estruturado e facilmente navegável pelos utilizadores e é aqui que pode entrar o webdesigner.
Os mecanismos de busca conseguem determinar na realidade a relevância de um site/blog principalmente pelo seu conteúdo, estrutura mas também pela organização e popularidade, que significa links, actualizações, simplicidade, tags, código, feeds, e outros diversos factores.

 

Em termos de sucesso de um website e em última análise  o sucesso de um negócio na web, a relação entre um webdesigner e um especialista em SEO, todo o projecto deveria ser construído de uma forma que permite a inclusão de todos os aspectos técnicos e estratégias do SEO para o webdesigner complementar com a criação do layout. Todo o website deve ter lógica, boa navegabilidade, e que os visitantes “humanos” sintam facilidade em encontrar o que procuram no website, mas por outro lado é mesmo necessário juntar todas as estratégias e técnicas para que o motor de pesquisa (aranhas do Google) encontre facilmente o seu website de entre milhares na Web.

Isto significa de que em projectos web deverá ter uma equipa de webdesigners e especialistas em SEO logo de inicio e não, só depois de lançar o site é que vai pensar no marketing online. Mas para isso entre estes especialistas tem de existir uma simbiose perfeita e que ambos entendam qual o objectivo principal a atingir com o projecto.

Por isso uma vez mais digo que um webdesigner deve perceber ou entender o conceito de SEO, assim como o especialista de SEO deverá entender de webdesign e também(não é obrigatório) se possível alguma teoria em linguagens de programação. É evidente que estes factores não são obrigatórios mas ajudam e muito a desenvolver mais capacidades. O ideal será escolher um profissional de cada área para cada projecto web.


Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketinig, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.