Skip to content

Semana de Infográficos – Como sobreviver quando o seu Blog está em “baixo”



Continuando esta serie de infográficos, hoje vou partilhar informações muito úteis e que acontece a quase todos ou mesmo a todos que têm páginas web. Quando o nosso Blog/site está em baixo! Ou seja, por vários motivos, por vezes o nosso projecto na Internet não está acessível para os utilizadores e aí estamos a perder novos visitantes, e a perder potenciais negócios/lucros. Este infográfico foi elaborado pela KISSmetrics.

 

O que fazer quando o seu Blog/site vai abaixo!

  1. Confirme se o seu Blog/Site tem ficado em baixo. Verifique se o problema não é do seu navegador ou da ligação  à Internet. Para ter a certeza, faça o teste em outros computadores diferentes.
  2. Tentar determinar a causa. Tente identificar o  porquê dessa paralisação. Erro de programação? problema de DNS? Domínio que expirou? Relacionados ao hardware?
  3. Contacte a empresa de alojamento ou suporte de TI. Veja se consegue ajuda com a empresa de alojamento, sobre esse problema.
  4. Notificar os utilizadores  sobre a paralisação. Utilize as redes sociais, e-mail etc… Não deixe os seus visitantes no escuro.  Se a interrupção é planeada, envie um e-mail com antecedência permitindo que os utilizadores  a par da data e a duração da interrupção.
  5. Verifique regularmente com a empresa de alojamento se estão a tomar atitudes para evitar ou resolver o seu problema. Cooperar com eles se precisarem de ajuda para encontrar informações sobre o seu Blog/Site. Obter uma estimativa de quanto tempo irá demorar para o problema ser resolvido.
  6. Mantenha-se calmo. Não é o fim do mundo. Downtime acontece a todos! Ficar calmo e tentar nã0 chatear muito e tendo confiança na empresa de alojamento leva à resolução mais rápida. Até porque de certeza eles não querem perder clientes!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.