Skip to content

Rede Social VK Brasil

A rede social que já foi muito famosa e utilizada no Brasil, o ORKUT já encerrou as suas “portas“(foi descontinuado…) no dia 30 de Setembro de 2014. Esta rede social que pertencia ao Google não conseguiu triunfar no mundo da web, apenas com exceção no Brasil que tinha um grande numero de utilizadores ativos.

No entanto, o Google criou uma forma de todos os utilizadores do ORKUT poderem exportar todas as informações dos seus perfis.

Adeus Orkut, olá VKontakte!

E para onde foram os utilizadores do Orkut? Pois, esta é uma boa questão mas que já tem uma resposta! Para quem utilizava o Orkut, esses utilizadores começaram a utilizar outras redes, como o Facebook, o Google+ e também a rede social Russa, VKontakte (VK) – veja aqui em baixo o perfil da página do blog Maiswebmarketing nesta rede social!


Na minha opinião esta rede social VK parece-me ter muitas vantagens em relação às existentes. Uma das principais que eu destaco é a rapidez na apresentação e na navegação entre páginas e perfis. A simplicidade e aspecto gráfico limpo e sem confusões, isto comparado com o Facebook, é outra vantagem.

Para quem gostar, até pode escolher ouvir música no próprio perfil! Para além disso poderá ser a porta de entrada no mercado russo e também em alguns países da ex. União Soviética.

Mas não estranhem se ainda virem textos em Russo. Embora, esta rede social VK já esteja pronta para o Brasil e já esteja traduzida em vários idiomas(inclusive o Português), ainda não está totalmente completo.

Crie já a sua conta nesta rede social: criar conta.

Rede Social VK no Brasil

Segundo uma notícia do site venturebeat, a rede social beneficiou muito com o fecho do ORKUT. Os responsáveis dizem que já estão registados 340 mil utilizadores do Brasil e este numero está a crescer cada vez mais…

Podemos ver também com dados do Google Trends que de fato existe uma tendência de crescimento quando pesquisamos por “VK”. Principalmente depois do anúncio do encerramento do ORKUT.

Para além disso o site de análise de downloads[App Annie] de aplicações efetuadas no Google Play, mostra um grande aumento de downloads da aplicação mobile VK nas mesmas datas quando foi anunciado o fim do ORKUT.

downloads do VK

Conheça melhor a rede social VK

O VK era o maior site(Rede Social) da Rússia e também em alguns países vizinhos(ex-repúblicas Soviéticas), com 260 milhões de utilizadores registados e 60 milhões de utilizadores diários até aos inícios de Julho de 2014, segundo informações retiradas do site StatCounter .

Depois desse mês desse ano o Facebook entrou com toda a força no mercado da federação Russa e conquistou os utilizadores. Embora a VK possa estar a perder utilizadores, o Twitter já é a segunda rede social mais utilizada neste momento, segundo os dados da StatCounter. Veja o gráfico em baixo:

Source: StatCounter Global Stats – Social Media Market Share

Como é mais que sabido, atualmente o Facebook domina quase o mundo todo e a Rússia não é exceção, agora, vamos ver até quando a VKontakt vai conseguir manter-se neste mercado das redes sociais. A VK é a maior empresa tecnológica ligada às redes sociais na Rússia, existem também outras mas já são de outros setores. Na minha opinião a VK vai um pouco de arrasto a tudo aquilo que o Facebook vai fazendo: por exemplo;

Por isso, como devemos estar atentos a novas e potenciais fontes de tráfego e “não colocar os ovos todos na mesma cesta“, nem sequer estar dependentes do Google ou Facebook, o melhor será já criarem uma conta e irem criando a vossa rede e testarem. Além disso devem também medir o vosso tempo que passam no perfil/página VK Brasil vs resultados que vão obtendo e ir ajustando à medida. Nota importante: esta rede social VK é uma das portas de entrada no mercado da Rússia.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.