Home / Web / Qual a melhor ferramenta de Marketing?

Qual a melhor ferramenta de Marketing?

De tantas ferramentas de marketing que existe no mercado, como saber qual a melhor? Ou será que existe uma, a melhor de todas? Na minha opinião acho que não. Devemos escolher aquelas que preencham as nossas necessidades.

Mas mesmo assim será suficiente?

Não sei se está a perceber o que estou a querer dizer…

A melhor ferramenta de marketing… É você mesmo!

Sim, você é único e que mais ninguém tem.

Do que adianta estar munido das melhores ferramentas de marketing que existe no mercado se você não consegue fazer nada com elas? Essas ferramentas, sozinhas por sí só não fazem nada, é preciso que você as comande e para isso tem de saber qual o caminho e como terá de o fazer.

Será que você não concorda comigo?

Como não há mais ninguém que no mínimo se pareça com você(só se tiver um irmão gémeo), mas mesmo assim não há ninguém com a sua personalidade, porque é única!

Então, nada melhor do que usar a seu favor essa vantagem e tirar partido ao máximo para conseguir seus objetivos. Isto porquê? Atualmente, com a grande quantidade de informação acessível a todos, a tendência é seguir os grandes profissionais de marketing ou empresas e fazer tudo o que dizem e até por vezes copiar!

Até escrevi um artigo sobre esse assunto. Recomendo que o leiam, é bem interessante.

Claro que nem todos o fazem, mas vamos encontrando sempre alguém que segue quase à risca o que os grandes Gurus e grandes empresas fazem e dizem. Um bom exemplo disso mesmo, foi esta discussão no grupo SEO Portugal.

Portanto, agora imagine alguém tentar falsificar a personalidade de outros? Não me parece que seja assim tão simples e fácil. Por isso seja você mesmo e utilize a seu favor a sua própria ferramenta de marketing 🙂

melhor ferramenta de marketing

Mas, como podemos utilizar a nossa personalidade como ferramenta de marketing a nosso favor?

  • Basta pensar no seu interior, porque não ser eu mesmo?
  • Porque não ser original?
  • Porque não ser o único?

Dessa forma você teria o monopólio e ninguém mais podia competir consigo mesmo. Se queremos que as pessoas façam negócios connosco, precisamos construir confiança. E uma das formas de construir essa confiança é deixar os outros entender o quanto verdadeiros somos utilizando a nossa personalidade porque assim à medida que nos vão conhecendo cada vez mais, vão sentir-se mais confiantes.

E como conseguimos? Temos de ser 100% verdadeiros e sermos nós próprios. Se tiver de dizer NÃO, diga-o sem problema. Como é óbvio, não vamos agradar a todo mundo, mas assim temos a total confiança de quem sente que somos verdadeiros e que faz parte da nossa personalidade.

Não haverá surpresas!

Portanto a singularidade de cada pessoa pode torná-la como uma vantagem a seu favor e utilizar como uma ferramenta poderosa de marketing.

Outro ponto importante é: Como a ser visto como um bom profissional da sua área

Agora, cada vez mais há especialistas para tudo! Já não são só os médicos, no marketing digital há especialistas de todas as áreas e ramificações do marketing. Mas  quando se auto-intitulam de especialistas o que dá a entender é que aquela pessoa é melhor do que os outros.

Pelo menos é o que eu entendo como tal, embora tenha a minha opinião formada sobre essa questão. Eu acho que  qualquer um nunca pode ser um verdadeiro especialista em nada. As coisas estão sempre a mudar, há sempre novos conceitos, tecnologias, ferramentas, etc, etc…

melhor ferramenta de marketing2

Por isso a nossa personalidade deve estar sempre presente para nos diferenciarmos dos outros.

E aqui é que devemos apostar bem forte para conseguirmos sermos vistos como um profissional único na área que atuamos.

Para isso temos de trabalhar e muito, a nossa presença no Offline também é muito importante e depois devemos ser humildes na partilha de conhecimento para que os outros nos sigam e percebam que podem contar com a nossa ajuda. Assim os seus seguidores vão começar a olhar para você como uma autoridade.

Posso referir alguns exemplos relacionado com o tema SEO que do qual eu trabalho:

  • Como se tornar um especialista em Link Building? Trabalhar, ter experiência comprovada, testar, partilhar informação de Link Buiding, etc.
  • Como se tornar um especialista em SEO? Ao trabalhar em SEO.

Parece simples, mas não o é.

A experiência, a partilha de resultados e experiências que eu publico aqui no Maiswebmarketing é a prova disso, é necessário muito trabalho e muitas horas de dedicação. Mas assim eu sei se o meu trabalho funciona ou não. Tenho a prova porque testei e principalmente tenho os resultados, para depois avaliar e voltar a fazer tudo de novo…

Com isto, há um efeito positivo. Os seguidores começam a comprar os nossos serviços ou produtos, vão perceber que estão perante alguém que trabalha e domina determinado assunto e quase de certeza que vão partilhar com outros e divulgar os seus projetos/serviços e dicas.

O que recomendo de fato é a partilha de conhecimento, utilizar a sua personalidade e muito trabalho!

Como pode divulgar os seus produtos/serviços/partilha de conhecimento e conseguir seguidores?

O normal e mais rápido é a criação de um website/blog, aqui é obrigatório olhar para o seu projeto como se fosse a sua empresa. É importante levar a sério e não desista ao fim de 6 meses! Prepare-se para muito trabalho, mas é muito compensador.

Por exemplo, este meu projeto(maiswebmarketing.com) já vai fazer 5 anos no próximo mês de Abril e todas as semanas durante 5 anos eu publiquei conteúdos!

Desistir é o mais fácil e para quem pretende ser visto como uma autoridade numa área profissional e utilizar o marketing pessoal a seu favor é muito importante não desistir.

Mas cuidado…

Não tenha um blog chato em que ninguém tem vontade de entrar. Escreva conteúdos interessantes e principalmente pense: os olhos também comem.

Quantas vezes entramos em sites e blogs em que vemos várias linhas de texto… O que fazemos? Fechamos a janela e nunca mais lá voltamos.

Por isso prepare-se para aprender muito e tentar resolver várias questões ao mesmo tempo e que podem dar vontade de desistir.

De certeza que ao longo das semanas que vai escrevendo artigos, vai perceber que há sempre algo a melhorar no blog. Pense como você mesmo gostaria de ler os conteúdos online. Não se esqueça que tem também de demonstrar autoridade online sobre o seu tema, não bastam bons conteúdos é preciso que sejam atraentes para os leitores.

Mas como posso conseguir isso?

É muito importante ir sempre testanto e perceber como é que os leitores gostam mais dos seus conteúdos e isso é muito fácil de perceber, basta ir ao analytics e ver a duração média por sessão.

Alguns exemplos de tornar os seus textos mais atraentes e menos chatos para o leitor:

  • Use negrito em frases e palavras quando achar necessário
  • Use frases destacadas, utilizando o botão “citações”
  • Frases mais curtas
  • Vários sub-títulos
  • Listas(como esta que estou a elaborar)
  • Inserir imagens
  • Vídeos
  • Podcasts

O objetivo é que o leitor passe mais tempo no seu blog para que assim ele volte.

Nos textos, pode colocar a “marca” da sua personalidade com algumas piadas 🙂 opiniões, sugestões, etc.

Não se esqueça que qualquer pessoa hoje em dia pode criar muito facilmente um site ou um blog, agora o mais importante é destacar-se e diferenciar-se de todos os outros. Por isso lá no começo deste artigo eu falo que a melhor ferramenta de marketing é você!

O que faz a diferença é, a personalidade, entretenimento, uma história, humor, fácil de ler, etc.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

gestão do seu tempo

Não tem tempo para trabalhar?

Neste artigo quero partilhar com vocês um tema já muito debatido e que (provavelmente)não se ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *