Skip to content

Presença no Digital Marketing Day’16 – em Espanha

No passado dia 15 de Outubro dei um saltinho a Espanha, mais concretamente à cidade de Santiago de Compostela na Galiza. Da cidade do Porto a Santiago são apenas 2,5h de carro, portanto a viagem seria rápida. Saí do Porto na sexta-feira ao final da tarde e cheguei a Santiago por volta da hora do jantar.

No outro dia sábado eu ia assistir ao evento: Marketing Digital Day’16.

Portugueses eramos apenas 2, eu e o meu amigo Marco Novo @mfcnovo que foi de Viana do Castelo. Este evento foi realizado em 2 cidades em Espanha; Málaga no sul e em Santiago de Compostela no norte. Eu já conhecia quase todos os palestrantes porque sou seguidor deles no online. Por isso já sabia que este evento iria ser fantástico ao nível de adquirir novas técnicas e novas partilhas de conhecimento.

Os temas que os palestrantes de Espanha falaram foram diversos mas dentro do Marketing Digital, segue então um pouco daquilo que os palestrantes falaram;

Mas antes disso, apenas quero dizer que o evento começou às 8.30h da manhã e durou até às 20h, apenas com alguns intervalos pelo meio e o almoço.

Luis M.Villanueva – este senhor é um expert do SEO em Espanha e eu queria conhece-lo pessoalmente e trocar uma ideias de SEO. Deu algumas recomendações de SEO para E-commerce. Dicas super avançadas e apresentou resultados da aplicação dessas técnicas. Simplesmente fantástico!

Eva Collado – falou da força de uma marca pessoal nos negócios online. Simples, direta e assertiva. Foi a palestra mais pequena em termos de horário, mas gostei muito. Apresentou uma forma diferente de vermos as coisas e deu-nos a perceber que a marca pessoal bem trabalhada online conseguimos ter sucesso.

Miguel Ángel Florido – muito boa esta palestra que começou por falar do Twitter e das suas potencialidades em chegar a profissionais de topo em todo o mundo, como foi o caso dele. Depois falou do futuro da Internet e da sua visão, baseada em estudos com cientistas dos E.U.A. Uma nova abordagem que gostei muito.

Chistian Delgado – apresentou os resultados de um estudo feito em toda a Espanha, sobre a utilização do Twitter naquele país. Dados interessantes e até tomei muitas notas.

Claudio Inacio – este é um Português que está há vários anos em Espanha e que começou do zero em marketing digital. Fez formações nesta área, criou um blog pessoal e partilhou como conseguiu criar um blogue pessoal de sucesso e com uma interação nas redes sociais impressionante! Estive à conversa com ele e falamos muito das diferentes entre Portugal e Espanha no marketing digital.

José Facchin – palestra fantástica! Deu muitas dicas sobre a plataforma SEMrush e também de SEO. No fim mostrou o resultados das técnicas que ele implementa no blog dele e de clientes. 300 mil visitas por mês! Sim, 300 mil no blog dele! Fantástica palestra.

Ruben Alonso – mais um bloguer de sucesso em Espanha. Ficou desempregado e avançou com um blog pessoal, sendo atualmente um blog de sucesso em toda a Espanha e também na mercado LATAM. Falou de como aceitar ou não, artigos patrocinados de terceiros. Interessante a visão de que em Espanha eles não aceitam tão facilmente artigos patrocinado pagos!

Álvaro Fontela – programador que falou de WordPress e Woocommerce e como é importante ter um servidor estável e rápido. Interessante também.

Vilma Nuñez – acabou em beleza e como se diz aqui em Portugal: partiu com tudo! Numa hora de palestra deu uma autentica aula de Facebook+Instagram e como conseguir automatizar visitas e vender via email marketing. Muito direcionada e com foco nas conversões! Simplesmente impressionante! Fantástica palestra.

Foi um dia inteiro para adquirir conhecimento, estratégias novas e principalmente conhecer novos profissionais de marketing digital de Espanha. Para dizer que este evento foi totalmente em Espanhol como é óbvio 🙂 estava em Espanha! Em baixo um vídeo que fiz com algumas imagens e excertos de palestras:

Mas o melhor de tudo isto é que o valor da entrada foi muito barata para o tipo de conteúdo que os palestrantes partilharam. Além disso a disponibilidade dos palestrantes para ajudar foi impressionante, estiveram o dia todo presentes no evento e nos intervalos e até no almoço juntaram-se aos assistentes e todos juntos íamos conversando sobre tudo em marketing digital.

Em Portugal é muito difícil isto acontecer, tanto na partilha em eventos deste tipo como estarem presentes até ao final e juntarem-se aos assistentes! Acho que aqui(PT), precisam de aprender com os Espanhóis em tudo, principalmente em marketing digital.

Até ao final deste ano de 2016 e até em 2017 já disse para mim próprio que não vou assistir a nada aqui em Portugal. Nenhum evento! Vou para Espanha 🙂 e já tenho agendado e planeado mais visitas a Espanha para estar mais junto dos excelente profissionais. Não é que eu já não sabia, até porque no verão também já lá estive mas foi a título pessoal.

Foi um evento enriquecedor e simplesmente fantástico![ads2]

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.