Home / Web Marketing / Pokémon GO – A nova loucura!

Pokémon GO – A nova loucura!

De repente, neste mês de Julho todo mundo começou a falar de um novo jogo para mobile e que iria revolucionar todo e qualquer conceiro dos jogos nos Smartphones. Pókemon GO. De certeza que já deve ter lido alguma coisa, ou até já saberá que este jogo veio “espalhar” a loucura para quem tem um smartphone capaz de receber a instalação do Pókemon GO.

Mas o Pókemon original foi criado em 1995 por Satoshi Tajiri e que pertence a The Pokémon Company. Esta empresa dedicou-se a criar criaturas fictícias com o objetivo dos seres humanos capturam, treinarem e lutarem uns contra o outros tal como um desporto normal. Agora em 2016 foi lançada mais uma versão do Pókemon…

A empresa começou com um par de jogos lançados para a Game Boy original, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo. Atualmente, a marca estende-se por diversos produtos:

  • jogos,
  • cartas colecionáveis,
  • séries de televisão,
  • filmes,
  • desenhos mangas,
  • brinquedos

Pokémon é a segunda marca relacionada com jogos mais bem sucedida e lucrativa do mundo, atrás da marca; Mario que também pertence à Nintendo.

O que é o Pókemon GO?

Pokémon GO é um jogo eletrónico free-to-play de realidade aumentada voltado para smartphones. Foi desenvolvido por uma colaboração entre a Niantic, Inc., Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android. O jogo permite capturar Pokémons visitando lugares existentes no mundo real.

É possível ativar a camara do smartphone para uso de uma interface de realidade aumentada que mostra os Pokémons no ecrã do smartphone sobrepondo a imagem real, fornecida pela camara, dando a impressão de que eles estão inseridos no ambiente humano.

Explore cidades e vilas em à sua volta e local onde vive e até mesmo ao redor do mundo para capturar o máximo de Pokémons que conseguir.

Pókemon GO pode ser interessante para as empresas?

O jogo não é só para os jovens ou adolescentes, não se esqueça que no início do artigo eu referi que a marca Pokémon já existe desde os anos 90, portanto, atualmente todos os fãs do jogo que agora estão um pouco mais velhos 🙂 também são um potencial alvo e podemos dizer que com o Pókemon GO podemos chegar a várias faixas etárias. O que torna o jogo muito interessante para as marcas/empresas investirem em publicidade ou outro tipo de ações de marketing.

Nos E.U.A. já existem restaurantes e cafés que utilizam o jogo para promoverem o seu negócio. E por isso, já há planos para que as marcas/empresas possam patrocinar vários locais dentro do jogo. É a evolução natural devido ao seu grande êxito.

A grande explosão do Pókemon GO


Top Apps US: Ios e Google Play no dia 16 de Julho

 

Google PlayTop App Charts US
Fonte: appannie.com
iOS Top App Charts US
Fonte: appannie.com

No dados expostos em cima, podemos ver que o termo Pókemon GO teve uma explosão de procura no Google (ver gráfico de comparação com Euro 2016). Normalmente quando isto acontece é porque algo de novo aconteceu e no gráfico vemos que nos últimos 30 dias Pókemon GO foi um acontecimento novo à escala mundial!

Depois nas 2 imagens temos as Apps com mais downloads nos U.S. para iOS e Google Play e o pódio não engana! A aplicação Pókemon GO está em 1º lugar, agora imaginem quando este jogo ficar disponível em todo o mundo!

Exemplos de como as empresas podem tirar proveito do Pókemon GO para os seus negócios

Nos U.S. o pizza bar L’inizio em Long Island, em Nova York, afirma que as suas vendas saltaram 75% no fim de semana pela ativação do recurso “módulo de atração” que atrai personagens Pokémons virtuais para a loja, assim atraindo jogadores próximos. O gerente da loja gastou US$ 10 para ter uma dúzia de personagens Pokémon colocados no local, de acordo com um relatório do New York Post.

A Niantic, empresa parceira que em conjunto com a Nitendo desenvolveram o jogo, confirmou ao jornal Financial Times que entre as opções de anúncios para o aplicativo, existem empresas que pretendem promover as suas marcas dentro do jogo e assim trazer jogadores para as suas lojas/empresas e capturarem Pokémons.

pokemon_go_

A McDonald´s já está muito interessada neste tipo de marketing e ao que tudo indica já estão a ser desenvolvidas campanhas dentro do jogo pela própria McDonald´s segundo o site GIZMODO já divulgou.

Especialistas em marketing disseram que pequenas empresas podem voltar-se cada vez mais para o “Pokémon Go” – e redirecionar alguns dos seus gastos com marketing – à medida que o jogo atraia uma base maior de utilizadores, disse Christophe Jammet, diretor de mídia social e móvel da consultoria DDG em Nova York.

“Não existia uma plataforma social de geolocalização que pode atrair tantas pessoas de uma só vez.”

Conclusão:

Será que estamos perante uma nova febre que veio para ficar? Só o tempo o dirá. Eu já instalei o jogo e posso garantir que é completamente viciante! Tive até que desinstalar para não perder o foco quando tenho de sair de casa, porque a vontade é mesmo andar atrás dos pókemons na rua.

Acho que a ligação do mundo real com o virtual era o que faltava aos jogos no Smartphone e o Pókemon GO veio dar isso aos utilizadores.

Atualmente, quando ando pela rua, quando estou em esplanadas, cafés, restaurantes, etc, à minha volta é uma loucura, miúdos e graúdos a dizerem; olha ali um pókemon! Vamos apanhá-lo!

E o melhor de tudo é quando o nosso smartphone dá alertas a dizer que há Pókemons por perto à nossa volta!

Onde é que isto irá parar? Será mesmo interessante para as marcas e para o novo marketing digital? Não sei, só o tempo o dirá. Muita coisa ainda está para vir…

A explosão está feita, agora é só avançar… Ver aqui o website oficial »

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *