Skip to content

Photo Spheres do Google

Esta ferramenta do Google ainda muito pouco explorada pelos utilizadores, poderá ter muitas vantagens para os seus negócios online e até mesmo offline. [piopialo]As Photo Spheres do Google são fotos panorâmicas em 360º todas unidas que são enviadas pelos utilizadores Google de todo o mundo por meio dessa ferramenta![/piopialo]

Ou seja, como exemplo, poderá tirar várias fotos panorâmicas de um determinado lugar e depois utilizar esta ferramenta do Google(Photo Sphere) para ficar num formato de 360º.

Podem ver um exemplo de um utilizador com conta Google+ Australiano(fotógrafo de profissão) e que já criou 55 Photo Spheres.

Diferenças entre Photo Spheres e View

É muito simples perceber as diferenças entre estas duas ferramentas do Google. Depois de criar uma Photo Sphere, esta fica disponível na ferramenta View e acessível a todo o mundo.

Como acessar e explorar o View

  • Acesse o Views.
  • Clique em “Explorar” e escolha um destino ou informe um lugar na caixa de pesquisa.
  • Clique na foto que deseja visualizar. Na maioria dos dispositivos, é possível visualizar ao redor 360 graus.

Sobre o Photo Sphere

  • As imagens são enviadas pelos usuários do mundo inteiro.
  • As photo spheres oferecem uma visualização panorâmica de 360 graus de um determinado lugar.
  • Qualquer pessoa pode contribuir com as suas próprias photo spheres para o Google Maps e conectá-las também.

Google Photo Sphere

Como criar uma Photo Sphere

Pode criar imagens panorâmicas de 360 graus, chamadas de photo spheres, usando um smartphone Android. Fotografe o mundo ao seu redor, além do que está acima e abaixo de você. Também é possível criar photo spheres manualmente usando uma câmera DSLR e software especializado de terceiros.

Siga este guia para criar photo spheres disponibilizado pelo Google.

Como conectar as suas Photo Spheres e aparecer no Google Maps

Conectando as suas photo spheres, pode criar visualizações em 360° ainda mais imersivas, chamadas “constelações“. As suas “constelações” são adicionadas ao Google Maps para que as pessoas possam explorar os seus lugares favoritos no Google Maps.

Siga este guia disponibilizado pelo Google.

Como embeber as suas Photo Spheres no seu website

Depois da sua Photo Sphere estiver publicada no View, é só escolher qual é que quer embeber no seu website.

Siga este guia(em Inglês), disponibilizado pelo Google.

Exemplo de Photo Sphere – Estádio do Maracanã

Views: Estádio do Maracanã (Estádio Mário Filho) por Google Maps

Que vantagens podemos tirar com esta ferramenta Photo Sphere do Google

As vantagens podem ser imensas, mas primeiro terá de planear objetivos. Certamente alguns setores poderão ter mais vantagens do que outros.

Para o setor do turismo esta ferramenta poderá ser muito útil e importante na captação de clientes. Imagine por exemplo criar Photos Spheres dos espaços envolventes ao hotel/pousada, etc para que os turistas/clientes possam visitar. Pode também criar Photos Spheres do interior do hotel e outros espaços que achar interessante mostrar.

Isto é apenas um pequeno exemplo na possibilidade da utilização desta ferramenta do Google. O setor da organização de eventos, pode também tirar vantagens desta ferramenta, etc…

Para além disso todas as Photos Spheres criadas ficam associadas ao seu perfil do Google+, desta forma está a criar autoridade no perfil e ao mesmo tempo poderá estar a captar novos contatos e visitantes ao seu website que colocar no seu perfil.

As vantagens são imensas e a grande vantagem: é TOTALMENTE grátis a sua utilização! Ferramentas Google gratuitas existem várias por isso tire o maior proveito para os seus negócios!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.