Skip to content

Periscope – Aplicativo do Twitter para transmissão ao vivo

[ads1][yasr_overall_rating size=”medium”]Este aplicativo do Twitter, veio revolucionar o modo de fazer transmissões ao vivo e em direto a partir de qualquer SmartPhone. Melhor ainda é totalmente gratuito e para isso basta você fazer o download da APP Store(Iphone), ou do Google Play(Android).

Em 2015 o Twitter comprou todos os direitos deste aplicativo e adicionou-o ao serviço do Twitter de forma gratuita. Portanto, para utilizar o Periscope basta ter uma conta no Twitter(se não tiver, basta criar uma conta), depois terá de instalar o aplicativo no seu SmartPhone e pronto!

Outra possibilidade, caso não tenha conta no Twitter ou não pretenda criar uma nova, pode utilizar o seu número de telefone para criar registar conta no Periscope.

A utilização do aplicativo Periscope é muito simples e muito fácil para que você possa fazer transmissões ao vivo e em direto a partir do seu SmartPhone. No entanto terá de ter uma ligação à Internet e de preferência estável para que a transmissão seja contínua e sem quebras.

Finalidade do Periscope

Há pouco mais de um ano, ficamos fascinados com a ideia de descobrir o mundo pelos olhos de outra pessoa. E se você pudesse enxergar pelos olhos de um participante dos protestos na Ucrânia? Ou assistir ao nascer do sol a bordo de um balão de ar quente na Capadócia?

Pode parecer maluquice, mas nós queríamos criar algo que fosse quase como teletransporte. Há muitas formas de descobrir lugares e acontecimentos; porém, nós percebemos que a melhor maneira de curtir a experiência de um lugar no momento presente é através de um vídeo ao vivo.

Uma imagem pode até valer mais que mil palavras, mas um vídeo ao vivo vai além, levando você para dar uma volta em um lugar distante.” [Texto retirado do site oficial]

periscope
Fonte da imagem: https://blog.twitter.com/2015/introducing-periscope

Periscope pode ser viciante?

Na minha opinião, ainda não fiz nenhuma transmissão, mas tenho assistido a muitas “palestras” ao vivo e em tempo real de vários utilizadores que transmitem a partir de locais onde lhes apetece e até com assuntos por vezes sem sentido nenhum… O maravilhoso do Periscope é que você pode visualizar transmissões de qualquer parte do mundo e pode seguir os utilizadores que quiser e gostar daquilo que partilham.

A partir daí sempre que um utilizador que você segue, inicia uma transmissão, recebe de imediato um alerta no seu SmartPhone. Eu pessoalmente, sou… Viciado! Dou por mim muitas vezes a ver transmissões da China, da Austrália, do Brasil, etc…

Como começar a utilizar o Periscope

como utilizar o periscope

Como já referi anteriormente, lá em cima no inicio do artigo, pode começar a utilizar a aplicação do Periscope(depois de instalar no SmartPhone) de duas formas:

  • Se já tiver uma conta Twitter, se não tiver pode criar uma conta nova.
  • Criar conta com o seu número de telefone
  • Ou então pode utilizar as duas formas; conta Twitter e também uma conta com o seu número de telefone.

No caso de criar contas novas para utilizar o Periscope, não esqueça primeiro, de pensar nos seus objetivos com a utilização com esta aplicação. Pode ser para tirar dúvidas de clientes por exemplo e aí deverá ter uma imagem profissional. Se for para conversar apenas com amigos pode utilizar uma imagem sua mais descontraída…

Aqui deverá ter sempre em atenção de qual o seu objetivo que pretende com a utilização do Periscope para o seu negócio ou se é apenas para utilização pessoal.

Ao clicar na aplicação Periscope do seu SmartPhone vai visualizar o seguinte quadro:

periscope3

Repare nos 4 itens de menu menu-periscope que estão mesmo em baixo. Depois de criar a sua conta no Periscope e entrar na aplicação, é tudo muito simples…

  • O símbolo da TV é onde você visualiza quem está ao vivo nesse momento dos seus seguidores e também quem esteve ao vivo nas últimas 24h.
  • O símbolo planeta, tem 2 opções: Mapa e Lista. Em ambas você vai visualizar quem está ao vivo nesse momento por todo o mundo. Se escolher a opção Mapa, será mais intuitivo.
  • O símbolo “esferas?” 🙂 é onde você faz a sua própria transmissão.
  • No símbolo “utilizadores” é onde você pode fazer pesquisas por outros utilizadores e #hashtags e editar o seu perfil(ver imagem em baixo).
periscope2
Quadro onde pode editar o seu perfil
periscope4
Quadro para fazer as transmissões em direto
periscope5
Quadro para ver em que local do mundo estão a fazer transmissões

Informações importantes sobre o Periscope

A partir do momento que você desliga a sua transmissão ao vivo, o link fica disponível apenas durante 24h, depois é removido automaticamente.

No entanto, você pode optar para que a transmissão fique gravada no seu SmartPhone, para isso deverá ativar no quadro onde edita o seu perfil em configurações. Depois poderá partilhar nas redes sociais que quiser e até fazer o Embed no seu blog/site(necessário a gravação estar no Youtube).

Exemplo da utilização do Periscope:

Na minha opinião esta foi uma grande sacada do Twitter! Esta aplicação veio trazer algo de novo ao mercado porque  em conjunto com o Twitter  temos várias funcionalidades numa só plataforma. Atenção ao crescimento do Twitter, acho que está  a ganhar muito terreno em relação a outras aplicações com algum êxito no mercado web e ainda bem, sou um fã do Twitter![ads2]

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.