Skip to content

Como passar os conteúdos de um quadro branco para formato digital

No artigo de hoje vou partilhar uma ferramenta que pode ser muito útil para quem utiliza os quadros brancos(whiteboard) em offline.

Há muitos exemplos de profissionais que utilizam este tipo de ferramenta para juntar as ideias e até criar estratégias de forma simples.

Também há a possibilidade de criar estes quadros brancos online, embora seja um pouco diferente de escrever num quadro branco físico em offline. [piopialo]O simples fato de pegar numa caneta e escrever manualmente no quadro pode proporcionar mais prazer[/piopialo] na hora de digitar as ideias e estratégias, comparando com as ferramentas online.

Vantagens da utilização de whiteboards físicos

Algumas vantagens na utilização deste tipo de ferramentas para o Marketing Digital

  • Prazer da escrita manual
  • Facilidade e rapidez para apagar erros de escrita e dos textos.
  • Facilidade na visualização dos textos/ideias
  • Criação de estratégias e funis
  • Quadro fixo, ou seja, todas as ideias ficam no quadro ao contrário das ferramentas online.
  • Aspeto mais “humano”.
  • Etc…

Desvantagens da utilização de whiteboards físicos

Algumas desvantagens na utilização desta ferramenta para o Marketing Digital.

  • Apenas pode-se aceder no local, ao contrário do online.
  • Espaço do whiteboard limitado.
  • Facilidade de ficar confuso ao colocar-se muitas ideias/estratégias.
  • Impossível partilhar os resultados com outros caso seja necessário.
  • Etc…

Ferramentas Online para criar WhiteBoards na Web

Existem várias ferramentas online para a criação de quadros brancos, embora vou destacar apenas 2 que eu achei interessante e muito simples de utilizar;

  • A Web Whiteboard – muito simples de utilização, gratuito e não necessita de registo. Clique aqui icon-external-link  para entrar nesta ferramenta.
  • Web WhiteBoard – ferramenta também muitos simples, gratuita e não necessita de registo. Um pouco mais completa em relação à ferramenta anterior e com mais funcionalidades. Clique aqui icon-external-link  para começar a utilizar.

Exemplos da utilização d icon-Icons os whiteboards físicos como ferramenta de marketing digital

Muitos profissionais do marketing digital utilizam os whiteboards para colocarem as ideias e estratégias em prática. Deste modo estão também a humanizar um pouco esta questão do Online onde tudo “não é visível”, onde praticamente os humanos não entram.

Os mais conhecidos a utilizar este tipo de ferramenta são os membros da equipa da empresa MOZ icon-Ico icon-external-link , o próprio Conrado Adolfo icon-external-link também já utilizou este tipo de ferramenta nos seus cursos.

Exemplos:

Whiteboard-conrado-adolfo

Whiteboard-seomozTransforme os conteúdos do seu WhiteBoard físico em ficheiro .PDF. Não sabe como?

No inicio deste artigo referi que iria partilhar uma ferramenta que pode facilitar(e muito) a transformação dos conteúdos feitos manualmente num quadro branco físico.

Essa ferramenta chama-se unwhiteboard, clique aqui »»

unwhiteboardO processo é muito simples para que os conteúdos que escreveu no whiteboard passem para o formato digital;

  1. Tire uma ou várias fotos dos conteúdos expostos.
  2. Envie um email para[please@make.unwhiteboard.com], com as imagens em anexo
  3. Depois irá receber um email com os conteúdos em formato .PDF
    Ver aqui um exemplo real.

unwhiteboard2A grande vantagem de tudo isto é a simplicidade, rapidez e principalmente GRATUITO! A partir de agora já não tem desculpas para produzir vídeos ensinando alguma coisa e colocando as ideias ou estratégias num whiteboard físico e escrever tudo manualmente. icon-thumbs-up

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.