Skip to content

Para conseguir ter sucesso na web aprenda com os seus fracassos

Nem todos os projetos na web são um sucesso, ou seja, quando lançamos um blog espera-se que no mínimo tenha leitores e de preferência que sejam muitos. Mas nem sempre(quase sempre) isso acontece, por isso é que grande parte dos bloggers desistem ao fim de 2/3 meses por vários motivos. Depois disso torna-se mais complicado voltar a tentar algo de novo na web. O medo de voltar a fracassar torna-se gigantesco, mas esse processo é perfeitamente normal e deve-se ter isso em conta.

Não é errado ter medo de fracassar, afinal o medo é uma das emoções que nos torna humanos. O fato é de que quando o medo toma conta, pode paralisá-lo ao ponto de não querer ao menos começar algo que tenha de correr novamente riscos, e geralmente, a estrada para o sucesso não é uma linha reta, e sim uma estrada com curvas.

Claro que pode até escolher o caminho mais fácil, aquele que parece mais seguro e menos arriscado, porém o sucesso poderá não chegar. Agora, se você tem um desejo profundo de vencer, precisará ser aquele que avança onde a maioria desiste.

Devemos ter consciência de que a falha aconteceu em algum momento na vida da maioria das pessoas que hoje são um sucesso, então de certa forma ela age como precursora do sucesso. Não digo que deve primeiro tentar o fracasso somente para dizer que teve essa experiência, longe disso. Mas normalmente em tudo na vida há altos e baixos e quando se começa algo de novo, seja na web ou fora dela o fracasso será certamente aquilo que vai encontrar em primeiro lugar.

Dificilmente terá sucesso logo de cara, por isso é preciso, em vez de desanimar e passar a vida reclamando de um episódio onde não foi bem sucedido, saber aproveitar aquela experiência e transformá-la em algo bom e vantajoso.

A forma de ver as coisas

Cada pessoa é única, e como tal vê as coisas de um modo único, e muitas vezes peculiar. Se eu posso mudar o foco e em vez de achar que os meus erros me prejudicaram, que perdi tempo e dinheiro, que está tarde demais, etc., passar a acreditar que hoje sou uma pessoa melhor, mais sábia, com cada cada erro que aconteceu na minha vida foi para mim uma aprendizagem, e que só me fortaleceu e me fez ser hoje uma pessoa com mais visão das coisas. Posso garantir que na web já tive vários projetos fracassados e não foi por causa disso que desisti. Mesmo com este meu blog sobre web marketing também já fiz muitas asneiras e até fracassos, mas não desisti. Aprendi e muito para hoje ter este projeto estável e acrescer cada vez mais.

De uma forma muito básica a maneira como deve ver as coisas que deve começar a mudar na sua mente. No começo pode ser difícil, pois é um tanto quanto trabalhoso mudar um modelo de pensamento que está enraizado na nossa mente. Porém, se o seu desejo de sucesso é realmente grande, de certeza absoluta que conseguirá facilmente superar isso e reconhecer que precisa apenas mudar o modo de como vê as coisas, no caso como vai ver e reagir a respeito de um possível fracasso.

Dicas de Napoleon Hill

Napoleon Hill, um escritor americano, pioneiro em muitos assuntos relacionados com o sucesso. O seu livro Quem Pensa Enriquece (Think and Grow Rich) publicado em 1937 é um dos mais vendidos até hoje, com mais de 30 milhões de cópias vendidas pelo mundo. Neste livro o autor aborda o sucesso de um modo extremamente inteligente e criativo. Abaixo algumas das suas dicas e conceitos:

  • Para ter sucesso primeiro precisa de um objetivo
  • O próximo passo é ter um plano de ação
  • Então você deve partir para a ação e aprender cada vez que falhar

Os fracos param por aqui, porém eu acredito que você não seja um deles, portanto agora vem a parte mais importante:

  • Volte ao passo anterior e refaça o seu plano de ação, adaptando e melhorando com o seu novo conhecimento recém aprendido.
  • Comece a agir, porém seguindo o seu novo plano para não cometer os mesmos erros, afinal você aprendeu com eles.

 

Este é o conceito. A cada falha, aperfeiçoe seu plano e entre em ação. Siga agindo desta forma até obter sucesso. Este método não é nenhuma fórmula mágica, mas eu garanto que funciona. É o que eu tenho feito com os meus projetos na web. Tudo vale como aprendizagem, e errar ou falhar não significa que não tem potencial ou que jamais terá sucesso. Agora, já não posso dizer o mesmo se cometer sempre os mesmos erros, ou se simplesmente desiste a meio do caminho.

Mais cedo ou mais tarde encontrará um plano ideal para o modelo de negócio em que está a trabalhar, e terá o sucesso que merece. Não permita que ninguém fique entre si e seus objetivos, seja forte e não olhe para trás. Este artigo pretende responder a algumas dúvidas de leitores deste blog que me enviam emails a perguntar como é que consigo manter um blog desde 2010 e se eu já tive vontade de desistir…

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.