Algumas das pequenas empresas na Internet usam as redes sociais e pessoalmente acredito que isso afecta positivamente de algum modo os seus negócios, mas a grande maioria não sabe como fazer para potenciar os seus negócios nas redes sociais e também preferem não entrar na Internet e redes sociais. Em Portugal ainda há uma barreira dos empresários em relação a apostar fortemente no canal Internet e principalmente redes sociais. Além disso, a maioria não planeia investir on-line até que eles compreendam as práticas e os resultados.
Num estudo efectuado pela empresa socialstrategy1.com quase 73% dos membros da comunidade dessa empresa, os proprietários de pequenas empresas disseram que acedem às redes sociais em smartphones ou outros dispositivos móveis, mas 67% estão a atrasar o investimento nas redes sociais, porque não sabem por onde começar. Estes empresários acham que poderão vir a ter uma sobrecarga, em particular de recursos necessários para satisfazer as expectativas dos utilizadores das redes sociais.
Depois há o medo de partilha de informações sensíveis(cerca de 51%), 50% dizem que há muito conteúdo para gestão nas redes sociais e uma sobrecarga de informação cerca de 44%. Neste estudo estiveram envolvidos 343 executivos de pequenas empresas, predominantemente de empresas com menos de 10 trabalhadores.
Este estudo foi realizado nos E.U.A e pode muito bem ser o exemplo para os restantes países.
A solução passa por tratar as redes sociais como uma plataforma para ouvir, e não falar. O foco está solidamente na promoção para aumentar a notoriedade da marca. No entanto, 60% dizem que querem usar as redes sociais como fonte de informação, mas simplesmente não sabem como. Aqui estão os passos iniciais que as pequenas empresas precisam fazer:
Encontre os seus clientes online. Há um mundo para além do Facebook e do Twitter on-line, onde as pessoas colocam e exprimem os seus sentimentos instantaneamente. Identificar os lugares onde os clientes comentam, onde se ligam e partilham conteúdo. Identificar as insatisfações principais e considerar produzir maneiras para automatizar tarefas para os clientes.
O melhor será contratar um especialista para monitorizar todas estas acções, porque ir para as redes sociais sem nenhuma estratégia ou medir todas as acções na Internet, nem vale a pena pensar em entrar no canal Internet! Em baixo está um infográfico com os dados deste estudo realizado pela empresa socialstrategy1.com