Skip to content

Os Doodles do Google

Os desenhos que aparecem no motor de busca Google são os chamados “doodles” e que são uma maneira de humanizar e surpreender as pessoas que visitam a página principal do Google. Segundo Germick antigo ilustrador e agora funcionário da empresa e responsável pela equipa que desenha os “doodles”.

Estas pessoas todos eles artistas são os responsáveis de alterar o logótipo da Google com criações para comemorar feriados, aniversários e as vidas de artistas, pioneiros e cientistas famosos.

Doodle – Dia da Bastilha: 14 de Julho 2000

O primeiro “doodle” surgiu no dia em que se assinalava a queda da bastilha, no dia 14 de Julho de 2000 oficialmente, mas alguns anos antes em 1998  antes até de a empresa passar a sociedade comercial, o conceito do “doodle” surgiu quando os fundadores da Google, Larry e Sergey, brincaram com o logótipo da empresa para indicar a sua participação no festival Burning Man no deserto do Nevada.

Colocaram uma figura esboçada atrás do segundo “o” na palavra Google. O logótipo alterado foi concebido como uma mensagem cómica aos utilizadores do Google a indicar que os fundadores estavam “fora do escritório”. Apesar de o primeiro “doodle” ser relativamente simples, nasceu assim a ideia de decorar o logótipo da empresa para celebrar eventos notáveis.

Doodle - Burning Man Festivar: 30 Agosto 1998
Doodle – Burning Man Festivar: 30 Agosto 1998

Esta equipa já criou mais de 1000 “doodles” para as páginas iniciais em todo o mundo. As ideias para estes desenhos surgem depois de uma reunião de “brainstorming” com todos os artistas. Ao todo são 6 pessoas antigos ilustradores de livros para crianças e designers gráficos com ideias individuais e que depois as aplicam coletivamente.



O processo de seleção dos “doodles” tem como objetivo celebrar eventos interessantes e aniversários que refletem a personalidade do Google e o amor pela inovação. Também é possível enviar emails para esta equipa com ideias para criarem um “doodle”. Dizem eles que recebem milhares de emails de todo o mundo e que torna-se impossível responder a todos mas garantem que os leem. Este ano de 2012 pode participar num concurso “doodle” promovido pelo próprio Google.

Toda a gente os adora: as imagens que decoram a caixa de pesquisa do Google. Os designers são famosamente imprevisíveis, desenhando de tudo um pouco desde o Halloween até ao aniversário do cubismo!

Como funciona?

A equipa, que está na sede do Google em Mountain View, desenha rascunhos das ideias em quadros brancos antes de ser tomada qualquer decisão. Não há nada planeado antecipadamente, é tudo feito em horas. Quando foi descoberta água na lua fizeram um “doodle” em horas. Depois disso algumas pessoas acusaram a Google de ter informadores dentro da Nasa.

Fontes de informação: Jornal Metro Portugal, Google.com

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.