Skip to content

Como obter o retorno do investimento em web marketing

Uma das perguntas mais comuns em serviços de web marketing tem a ver com o retorno do investimento(ROI). Esta expressão é muito utilizada em marketing. Alguns serviços de marketing online pode ser mais difícil de rastrear do que outros. Algumas formas (como o PPC – Pay Per Click) são mais fáceis de controlar em termos de cliques, custos e receitas, depois temos outras formas que são mais parecidas com a publicidade tradicional, onde vai-se construindo uma marca e presença online,  onde apenas a médio, longo prazo é que se vão analisar os respectivos custos e receitas.

No infográfico, podem ver todas as diferentes formas de retorno do web marketing. Apesar de todos os serviços de marketing online afectar positivamente cada um destes aspectos, este infográfico destaca apenas aqueles com o maior impacto.

As melhores práticas será usar uma mistura de todos estes serviços de web marketing para desenvolver uma boa campanha que pode beneficiar todas as formas de retorno. Se tem dificuldade em explicar ou compreender o retorno do investimento, este infográfico vai ajudar e muito de certeza.


Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.