Skip to content

Já pensaram nos objetivos para 2014?

Normalmente nesta época do ano faz-se um balanço do trabalho que foi feito até aqui e também já se vai pensando e planeando o ano que aí vem.

Olhando para trás, o que posso dizer é que foi tudo muito rápido e que 2013 passou a correr(algo que já é normal). Muitas coisas planeadas, muitas coisas para fazer e implementar e no final do ano a sensação é de que não fiz nem metade do que pretendia fazer.

Muitos projetos começados mas não acabados ou não desenvolvidos, outros que falhei pensando que iria resultar mas depois na prática não resultou(mas é este tipo de situações que nos faz aprender cada vez mais no mundo digital), muitos outros que ficaram-se apenas pelas ideias e que quando me apercebi, outros tinham implementado algo parecido e que estão a ter sucesso!

No geral é uma aprendizagem constante, ao longo do tempo mas o aprendo é que devemos passar à prática(se possível) de cada ideia que tenhamos para novos projetos online para que saibamos com experiência se vale a pena apostar ou continuar a apostar nessas ideias, sejam elas novas ou não na web.

Embedly Powered

via Flickr

Mais uma vez os objetivos para 2014 não foge aos anos anteriores, mas cada vez mais acho que temos de nos adaptar constantemente às mudanças super rápidas que as grandes marcas da Internet vão implementando ao longo do ano.

Isto porque quer queiramos ou não, os nossos projetos na Internet dependem sempre(quase sempre) daquilo que eles “nos deixam” fazer, falando claro das estratégias de web marketing.

Mas para 2014 devemos ter traçados objetivos inteligentes e não apenas ideias vagas… Eu sou seguidor de um bloguer Espanhol – Isra Garcia – e que no blog dele escreveu um artigo sobre isto mesmo: devemos traçar objetivos inteligentes!

Segundo ele, devemos analisar ao pormenor cada projeto, cada ação, cada coisa que fizemos no último ano para percebemos onde podemos melhorar este novo ano que aí vem.

Isra Garcia refere 5 objetivos(fonte) que do qual estou perfeitamente de acordo e que passo a mencionar:

1. Específicos – os nossos objetivos devem estar bem especificados e bem perceptíveis, ou seja, um exemplo: este ano vou lançar 2 novos projetos que serão sobre XPTO, arrancam nas datas XPTO e com planeamento XPTO.

Isto é apenas um exemplo de como os objetivos devem ser bem específicos depois de já ter as ideias bem elaboradas.

2. Mensurável – ora aqui está um objetivo importante e que por vezes falhamos. Devemos ter objetivos em que possamos medir sempre!

Por exemplo, quero aumentar o número de visitas ao meu blog. Ok, muito bem, mas que percentagem? 5%? 10%? O que vamos fazer para medir? Ter em atenção este objetivo, não deixe na nuvem o objetivo…

3. Possíveis – aqui acho que é perfeitamente compreensível o que será este objetivo “possível” de concretizar. Tem de ser o mais realista possível com os seus objetivos e definir tudo muito bem para que no final não deixe nada por fazer.

4. Relevante – cada vez mais na web é necessário diferenciar-se da concorrência e para isso terá de ter projetos que marquem a diferença e que sejam relevantes para quem os consulta.

Será provavelmente o objetivo mais difícil ou trabalhoso de se conseguir, mas se o fizermos temos o caminho do sucesso traçado! Este vai ser o meu principal objetivo para o ano de 2014!

5. Limite de tempo – Isra Garcia, com este objetivo pretende dizer que devemos ter tarefas de tempo agendadas por várias fases de tempo.

Por exemplo: até Maio tenho de arrancar com o projeto XPTO, aumentar a conversão de determinado projeto nos próximos 2 meses, de Janeiro a Agosto aumentar 30% as visitas ao blog, etc… Com estes objetivos traçados no tempo, já podemos começar a trabalhar e ao mesmo tempo conseguirmos desafios e também conclusões.

Embedly Powered

via Flickr

Claro que aqui estão alguns objetivos baseados na experiência deste grande bloguer Espanhol que do qual sou seguidor, mas cada um deverá adaptar e traçar os seus próprios processos e ir ajustando e afinando ao longo do tempo.

É isto que a web tem de melhor, poder ajustar e adaptar ao longo do tempo e em curto espaço de tempo. Nos projetos off line os projetos e objetivos já não são assim tão simples e rápidos de alterar/ajustar ou adaptar.

Sucesso e bom ano 2014!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.