Skip to content

O seu blog é uma criança? Trate dele e faça-o crescer!

Algo que poderá acontecer a longo prazo é ver o seu blog como um projeto sólido, e não como apenas um hobby, isto se tiver pretensões de crescer cada vez mais na web. Já que começou com um blog como forma de ir escrevendo algumas ideias e que ao longo do tempo foi apostando e investindo muito do seu tempo e também do seu dinheiro.

Certamente ficará muito mais comprometido se pensar assim desta forma. Muita gente fica relutante em investir num domínio próprio, alojamento, design profissional e muito do seu tempo, ficando com medo de perder tudo isto se a coisa não der certo. No entanto, é justamente esse pensamento negativo por antecipação que o fará fracassar e desistir.

O investimento para ter um projeto profissional na internet é muito baixo comparado com o “mundo real”. O Facebook que hoje vale milhões começou com apenas mil dólares de investimento inicial. Que tipo de negócio você consegue abrir no “mundo real” com mil dólares?

No digital tudo o que é muito fácil de começar(normalmente começar a blogar é muito simples e fácil), também é muito fácil de terminar. Mas é exatamente isto que todos nós bloggers temos de perceber e de compreender para termos sucesso nos nossos projetos.

Photo Credit: planetschwa via Compfight cc
Photo Credit: planetschwa

Começar com um Blog

Na internet é muito fácil começar um blog, são milhares de novos blogs criados todos os dias, mas a grande maioria não passa dos três meses de vida, acabam por abandonar tudo, descontinuar ou mesmo eliminar. Mar qual o motivo que isto acontece? Falta de comprometimento, de um pensamento mais ambicioso e otimista. Se não acreditar em si mesmo e no seu potencial, como conseguirá conquistar credibilidade e a confiança das pessoas?

Talvez para muita gente não seja o suficiente ouvir o discurso de que tudo o que é fácil de começar, é fácil de ser descontinuado. Aquele pensamento, “se der deu, se não der, azar”. Eu já fui assim e vejo muita gente que agem desta maneira. Mas acontece que nem todos desistem literalmente do mundo dos negócios online ou dos blogs, no entanto, desistem de um determinado blog para começar outro.

Controle-se

Pensam algo como: agora sim encontrei um nicho rentável, ou então, eu estava a aprender, não me sentia pronto antes, agora tenho mais conhecimentos e vou aplicar tudo o que sei neste novo blog, vai dar certo. Sem persistência, nada da certo!

Ainda que seja de extrema importância aprender com os erros, e que este seja um processo de aperfeiçoamento intelectual muito eficaz, não devemos ir à procura desses erros, muito menos insistir em errar.

Não adianta tentar mentir a si mesmo que o seu blog é uma empresa e que lhe custou muito dinheiro. No fundo, o seu subconsciente fala mais alto, e aquela “voz” que lhe diz: “Sai dessa, este blog não me custou nada, além de um pouco do meu tempo e uns trocados”.

Para conseguir ultrapassar este tipo de pensamento do seu subconsciente precisa aprender a visualizar. Sim, visualizar! Quando visualiza, você materializa! Deve acreditar e implementar a ideia de que o seu blog é a porta de entrada para o sucesso online. A partir de um blog é que tudo começa. Procure conquistar audiência e ser reconhecido, depois encontrará as melhores formas de rentabilizar o seu projeto. Mas deverá manter a calma e controlar a ansiedade.

O seu blog ainda é uma criança?

Devemos tratar o nosso blog/projeto como se fosse um filho nosso! O que tem mais importância na vida de alguém do que um filho?

Um filho precisa de cuidados especiais, especialmente enquanto ainda é uma criança! No inicio nós cuidamos dele, e depois ele passa a cuidar de si. Com os blogs e com os projetos online é mais ou menos assim que acontece.

Se cuidar do seu blog como ele merece, logo conseguirá atingir os seus objetivos. Para querer cuidar bem do seu blog precisa gostar do que faz, tanto do ato de blogar quanto do nicho em que atua. Precisará também investir tempo, dinheiro, estudar muito para poder melhorá-lo, ter paciência para ver os resultados das mudanças a acontecerem e o mais importante, não desistir.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.