Skip to content

O que são Redes Sociais Verticais e Horizontais



Numa breve definição daquilo que são as redes sociais, podemos definir que são ferramentas Online  projectadas para permitir a interacção social a partir da partilha e da criação colaborativa de informação. No fundo é a conjugação da tecnologia com interacções sociais resultando na produção de conteúdo colaborativo.

Segundo a definição das redes sociais na Wikipédia, estas são responsáveis pela partilha de ideias entre pessoas que possuem interesses e objectivos em comum. Deste modo um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes.

Hoje em dia existem centenas de redes sociais, cabe-nos escolher as que nos interessa para poder implementar estratégias de Social Media Marketing. Cada rede tem as suas próprias características e para isso temos de saber filtrar as que mais nos convém estar presentes com o nosso blog/site.

Tipologias das Redes Sociais

Redes Horizontais

As redes sociais horizontais são aquelas que são centradas apenas em conectar pessoas, ou seja, consiste em estar presente numa rede onde tem amigos e exibir para outros essas mesma rede de amigos, é o chamado efeito bola de neve…

Estas redes são um pouco de tudo em uma só rede, cada utilizador partilha para todos e todos partilham com todos no mesmo local.

Dividem gostos e opiniões sobre diversos assuntos e o objectivo destas redes tem como atingir alargar ao máximo por todo o mundo. Exemplo de Redes Sociais horizontais: Facebook, Hi5, MySpace, Linkedin, Orkut, etc.

Redes Verticais

as redes sociais verticais são aquelas que estão centradas num nicho de mercado, nestas redes os utilizadores ligam-se com a finalidade de debater um determinado assunto ou tema de interesse comum.

Partilham ideias, interesses, gostos, opiniões pelo tema em comum pelo qual têm uma certa “paixão”. Diz-se rede vertical porque todos os utilizadores estão interessados no tema central na comunidade em questão, ao contrário das redes generalistas ou horizontais que apenas visam o registo de utilizadores em massa.

Exemplo de Redes Sociais Verticais: Travelpod, Trip Advisor, LonelyPlan, etc.

Vantagens das Redes Verticais:

  • Oferecem maior conteúdo sobre o assunto, visto serem especializadas. Oferece uma melhor experiência para o utilizador.
  • Alta segmentação, visto o tema da comunidade ser em volta do mesmo entre todos os utilizadores.
  • Os utilizadores dessas redes são mais especializados.
  • Maior probabilidade de conversão.
  • Melhor identificação dos hábitos de consumo do público alvo.

Desvantagens das Redes Verticais:

  • Como o foco do assunto é muito específico, estas redes estão limitadas à sua especialidade.
  • Lançar novas funcionalidades nestas redes é mais arriscado.
  • É mais complicado atrair utilizadores e mantê-los nestas redes porque o tema é o mesmo.
  • Barreiras a outros conteúdos.

Conclusão:

Não basta estar presente nas maiores redes sociais, ou nas mais famosas, ou então estar presente em várias redes e “despejar” conteúdos sem nenhum objectivo.

Para um plano de web marketing é necessário definir a estratégia de social media marketing e para isso temos de saber as tipologias existentes das redes sociais, para que servem, e o que queremos ao estar presente em algumas destas redes. Temos que ter objectivos sérios ao entrar nas redes sociais e tirar o máximo de partido para os nossos negócios Online.

 

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.