Numa breve definição daquilo que são as redes sociais, podemos definir que são ferramentas Online projectadas para permitir a interacção social a partir da partilha e da criação colaborativa de informação. No fundo é a conjugação da tecnologia com interacções sociais resultando na produção de conteúdo colaborativo.
Segundo a definição das redes sociais na Wikipédia, estas são responsáveis pela partilha de ideias entre pessoas que possuem interesses e objectivos em comum. Deste modo um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes.
Hoje em dia existem centenas de redes sociais, cabe-nos escolher as que nos interessa para poder implementar estratégias de Social Media Marketing. Cada rede tem as suas próprias características e para isso temos de saber filtrar as que mais nos convém estar presentes com o nosso blog/site.
Tipologias das Redes Sociais
Redes Horizontais
As redes sociais horizontais são aquelas que são centradas apenas em conectar pessoas, ou seja, consiste em estar presente numa rede onde tem amigos e exibir para outros essas mesma rede de amigos, é o chamado efeito bola de neve…
Estas redes são um pouco de tudo em uma só rede, cada utilizador partilha para todos e todos partilham com todos no mesmo local.
Dividem gostos e opiniões sobre diversos assuntos e o objectivo destas redes tem como atingir alargar ao máximo por todo o mundo. Exemplo de Redes Sociais horizontais: Facebook, Hi5, MySpace, Linkedin, Orkut, etc.
Redes Verticais
as redes sociais verticais são aquelas que estão centradas num nicho de mercado, nestas redes os utilizadores ligam-se com a finalidade de debater um determinado assunto ou tema de interesse comum.
Partilham ideias, interesses, gostos, opiniões pelo tema em comum pelo qual têm uma certa “paixão”. Diz-se rede vertical porque todos os utilizadores estão interessados no tema central na comunidade em questão, ao contrário das redes generalistas ou horizontais que apenas visam o registo de utilizadores em massa.
Exemplo de Redes Sociais Verticais: Travelpod, Trip Advisor, LonelyPlan, etc.
Vantagens das Redes Verticais:
- Oferecem maior conteúdo sobre o assunto, visto serem especializadas. Oferece uma melhor experiência para o utilizador.
- Alta segmentação, visto o tema da comunidade ser em volta do mesmo entre todos os utilizadores.
- Os utilizadores dessas redes são mais especializados.
- Maior probabilidade de conversão.
- Melhor identificação dos hábitos de consumo do público alvo.
Desvantagens das Redes Verticais:
- Como o foco do assunto é muito específico, estas redes estão limitadas à sua especialidade.
- Lançar novas funcionalidades nestas redes é mais arriscado.
- É mais complicado atrair utilizadores e mantê-los nestas redes porque o tema é o mesmo.
- Barreiras a outros conteúdos.
Conclusão:
Não basta estar presente nas maiores redes sociais, ou nas mais famosas, ou então estar presente em várias redes e “despejar” conteúdos sem nenhum objectivo.
Para um plano de web marketing é necessário definir a estratégia de social media marketing e para isso temos de saber as tipologias existentes das redes sociais, para que servem, e o que queremos ao estar presente em algumas destas redes. Temos que ter objectivos sérios ao entrar nas redes sociais e tirar o máximo de partido para os nossos negócios Online.