Skip to content

O que é RSS

O que é RSS no contexto de Really Simple Syndication? É uma ferramenta que permite a blogs e websites de dar um rápido resumo dos links importantes e descrições em formato XML. Isto essencialmente permite distribuir conteúdos, permitindo que outros webmasters e internautas usarem este resumo como parte de uma lista de sínteses sobre um tópico específico.

O que é RSS? Normalmente, RSS é a sigla paraRich Site Summary(RSS 0.91)“, ou ainda como “RDF Site Summary(RSS 0.9 e 1.0)”  e “Really Simple Syndication(RSS 2.0)“.

Existem várias ferramentas que agregam os feeds dos blogs e websites ou também conhecidos como leitores de feeds. Ao contrário de perguntar “o que é RSS” esta ferramenta vai perguntar “onde está o feed” – e depois vai encontrá-lo e dar-lhe as novidades.

Normalmente os blogs fornecem essa página de feeds para os seus leitores, os grandes portais na Internet também partilham os feeds, mas ainda há muitos websites que não divulgam a opção dos feeds por desconhecimento ou por motivos técnicos.

Exemplo do feed do blog Mais WebMarketing: http://www.maiswebmarketing.com/feed

Normalmente em blogs WordPress a seguir ao domínio é só colocar /feed. O próprio WordPress já está preparado para criar estes conteúdos de forma automática. Também é possível criar feeds por categorias.

Umas das muitas vantagens na partilha destes ficheiros é que sempre que o blog é atualizado a pessoa que adicionou o feed no agregador vai receber automaticamente essa atualização. Além disso há também portais que aceitam feeds para criarem conteúdos e desta forma está a “espalhar” ainda mais os seus artigos e atualizações, além de criar mais páginas indexadas e backlinks.

Outro ponto forte na utilização de feeds é receber informações atualizadas e mais recentes de outros blogs e websites do seu nicho de mercado para desta forma estar a par das novidades e também ter novas ideias para escrever novos artigos.

O que é RSS?

Então, afinal o que é RSS? RSS é uma maneira simples, para impulsionar o tráfego para o seu blog/website e ao mesmo tempo exibe os mais recentes resumos dos artigos do seu blog para todos os assinantes.



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.