Skip to content

O que é Marketing Digital?

Para quem ainda não sabe o que é o Marketing Digital ou simplesmente possa pensar que é algo para os chamados informáticos, neste artigo vou tentar explicar de onde vem esta nova profissão em crescimento por todo o mundo.

Existem algumas diferenças entre aquilo que é o Marketing Digital e o Web Marketing. Muito resumidamente o marketing digital para além de englobar todos os serviços e técnicas utilizados no web marketing pode-se e deve-se englobar todos os canais, incluindo o Mobile nas estratégias globais do marketing digital.

Mas para perceberem o que é o Marketing Digital pode-se dizer que é apenas mais uma variante do MARKETING.

Existem várias variantes do marketing ou especializações dentro do marketing que do qual posso mencionar; Marketing Político, Marketing Ecológico, Marketing Desportivo, Marketing Digital, etc, etc, etc…Há Marketing para tudo! O que nos interessa aqui é o Marketing ligado às novas tecnologias, ou seja, Marketing na Web e o Marketing Digital.



Mas como em todas as profissões e no marketing digital não é exceção, encontram-se bons profissionais/empresas mas também se encontram muito gurus e muitos papagaios, já para não falar da quantidade de SPAM ligado ao Marketing Digital.

Uma das obsessões e aldrabices existente no mundo do Marketing Digital é a promessa de conseguirem os melhores resultados prometendo conquistas que mais ninguém consegue como é o caso de conseguirem afirmar de que conseguem aparecer e fazer aparecer páginas em primeiro lugar no Google!

As mudanças no Marketing Digital são constantes e quase diariamente, a dinâmica é alucinante, o que hoje funciona como estratégia, na próxima semana ou mês já está completamente desatualizada. É uma área em que os profissionais estão constantemente a aprender!

Não querendo entrar na enorme moda e discussão das Redes Sociais em que todos são gestores e peritos, faz-me muita confusão ver cada vez mais Gurus que se intitulam os maiores de determinados websites(de redes sociais), dando formações, webinars, hangouts de como fazer mas nunca apresentam resultados ou experiências realizadas! Enfim, é o vale tudo!

Já sabe o que é o Marketing Digital?

Portanto, quando comecei este artigo com o título o que é o Marketing Digital, a minha intenção era tentar explicar o que se vai passando e de certeza que futuramente vai continuar com os bons e maus profissionais que estão no Digital e que cabe-lhe a si tentar perceber e escolher e também seguir o profissional ou empresa ou blog em que de facto aprende e lhe indique o caminho certo.

Duvide de quem faz promessas, não confie em quem diz que descobriu o segredo, ou que em X tempo consegue tudo e mais alguma coisa. Tente perceber, quem de facto apresenta resultados e fala dos seus próprios falhanços antes de atingir os objetivos porque a humildade não é para todos!

Recapitulando, o Marketing Digital é simplesmente uma variante do Marketing e para conseguir entrar nesta profissão deverá em primeiro de tudo aprender Marketing e só depois preocupar-se com as técnicas e ferramentas digitais!

Fonte da imagem Flickr

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.