Home / Web Marketing / O que aprendi em 7 anos com este Blog

O que aprendi em 7 anos com este Blog

Como o tempo passa e bem rápido! Este ano, aqui o blog maiswebmarketing vai a caminho dos 7 anos de existência online. Mas não foi nada fácil! Foram muitas horas de dedicação e de muito trabalho e ainda estou no começo 🙂

Como todos, eu tive muitos obstáculos, barreiras(normalmente criadas por mim próprio) ao longo destes anos. Quando lancei o blog em 2009, nem sabia o que escrever, como escrever nem para quem escrever! Foi começar e pronto, vamos ver o que vai dar. Não tinha nenhuma estratégia definida(eram outros tempos) com o objetivo da criação de mais um blog na Internet.

Apenas sabia que gostava de partilhar e ir aprendendo também informação de web marketing e que agora o termo mais acertado é o marketing digital.

Vamos lá então, na minha opinião e que fui aprendendo ao longo dos anos é que para se começar a ter algum sucesso com um blog será necessário ter em atenção alguns pontos:

  • Deve entender melhor do que ninguém as necessidades de seu público-alvo, para assim, ajudar os seus leitores a resolver os seus problemas.
  • Crie conteúdos com prazer. Diante disso, é essencial que você realmente goste do tema do seu blog, caso contrário e provavelmente estar a escrever sobre algo que não gosta, é meio caminho andado para desistir nos primeiros 6 meses, como acontece em mais de 90% das pessoas que criam blogs.
  • Conetar-se com outros bloguers do seu nicho. Desta forma está também a dar a conhecer o seu trabalho a outros bloguers e assim começar a ser visto como um profissional.
  • Esteja sempre disposto a deixar sua zona de conforto e criar novas ideias todas as semanas/meses. Essa é uma forma de conseguir crescer no mundo online.

No entanto e resumindo o que precisa é criar um negócio online com base em 3 fundamentos:

  1. Algo que gosta mesmo de verdade.
  2. Algo que possa dominar.
  3. Algo que é exigido pelo mercado.

Talvez o meu conselho nº1 será mesmo estes 3 fundamento, para conseguir aventurar-se numa aventura digital. Com o passar do tempo e de muito trabalho o resto virá e vai perceber que os resultados começam a aparecer até ao ponto de ser você mesmo a ajudar os novos novatos que aparecem online.

businessman-coffee-and-macbook-pro

As barreiras

Mas isso será depois de algum tempo de dedicação e ultrapassar as barreiras que vão aparecendo. Uma das barreiras que eu encontrei e que atualmente ainda encontro, é a;

PROCRASTINAÇÃO; ou seja, não ter vontade de fazer o que quer que seja, ficamos sem ideias, sem vontade, por vezes apetece desistir ou então andamos pela web a fazer coisas sem sentido e não produzimos nenhum conteúdo para o nosso projeto. O famoso pensamento: hoje não estou com vontade, amanhã faço…

O problema é que depois, nem amanhã nem nunca mais! Posso garantir que este tipo de situações vai acontecer-vos muitas vezes e são nestas fases que devemos ser fortes mentalmente e não nos deixarmos levar. Se assim fosse, este meu blog não teria durado tanto anos.

Outro problema que vai acontecer também é: que tipo de conteúdos escrever? Por vezes pensamos; mas eu já falei de tudo e o que vou falar agora? Deixo aqui algumas ideias:

  • Vá no Analytics e veja quais os artigos mais visualizados nas últimas semanas e faça por exemplo: os 5 melhores artigos de…
  • Ainda no Analytics veja se consegue fazer sub-categorias do artigo(s) vais visualizados ou comentado do seu blog. Por exemplo: o artigo mais visualizado e com mais comentários, foi um artigo que fala de “o marketing digital para PMEs“, então você vai tentar dividir este artigos por vários outros:
    • Ex: Como o marketing digital pode ajudar a sua empresa…
    • Ex: Vender mais com estratégias de marketing digital…
    • Ex: A sua empresa ainda não implementou Marketing Digital? Comece hoje mesmo…
  • Veja a sua concorrência e tente perceber quais os artigos com mais comentários e faça você mesmo um artigo sobre esse assunto, dando as respostas.
  • Faça questionários para seus visitantes na sua página do Facebook, Twitter e por email. Pergunte para eles que tipo de respostas necessitam.
  • Agora, é só seguir a mesma lógica para criar novos conteúdos…

Não tenha medo nem vergonha de perguntar para sua audiência o que eles precisam, vai ver que até lhe agradecem. A ideia aqui, é você não parar de escrever conteúdo para seu blog.

Outro problema que você não poderá estar sempre a pensar é quando é que vai obter retorno e começar a ganhar dinheiro ou até ser uma autoridade. Não se foque nesse pensamento! Deixe que o tempo lhe dirá! Perceba que o mais importante é partilhar informação para o seu público aprender constantemente sobre o tema do seu blog.

As Soluções…

Com o tempo e se tudo correr bem, o seu projeto pode tornar-se um negócio e aí você vai saber como fazer para obter o melhor retorno financeiro.

Portanto, para que isso aconteça o melhor é começar hoje mesmo o seu projeto: Não há segredos para o sucesso, mas sim muito trabalho. Por isso o que posso dizer;

  • Comece hoje mesmo. Só assim é que vai perceber se vai ter sucesso, ou não. Não pense nos… E se…
  • Nunca parar. Seja qual for a sua velocidade de cruzeiro, siga sempre em frente.
  • No digital é tudo muito rápido e quanto mais tempo demorar, outros já estão na sua frente.

Prepare-se para muito trabalho, aprender todos os dias e acima de tudo não desistir. Se acha que não está a conseguir com 1 blog, então o melhor é mesmo iniciar outro projeto em paralelo e por aí em diante. Eu tenho vários online neste momento, mas muitos outros também comecei e acabei por desistir. Ou seja, tentativa e erro.

Para quem quer iniciar um blog, ou já tem algum projeto e que esteja a pensar em desistir, o que posso dizer é que não faça isso, siga o seu instinto e vá trabalhando, crie outros blogs de outros temas e lembre-se sempre: Se desistir agora, daqui a 5 anos quando se lembrar disso vai arrepender-se de não ter continuado…

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *