Home / Web / O grande obstáculo de escrever conteúdos

O grande obstáculo de escrever conteúdos

Este assunto foge um pouco daquilo que normalmente escrevo aqui no Maiswebmarketing.com mas acho que é um tema muito importante para qualquer projeto online; a criação de conteúdos com regularidade! Mas isto é um problema? Perguntam vocês.

Escrever conteúdos não é o problema, a grande questão depara-se com a forma de conseguirmos sempre motivação e ideias para escrever conteúdos originais e de intesse para os leitores durante várias semanas, meses e até anos.

Posso dar um exemplo: este projeto vai fazer 5 anos agora no próximo mês de Abril e posso dizer que já escrevi mais de 600 artigos e já estou muito próximo dos 700! É necessário, primeiro acreditar no projeto, depois conseguir estar sempre motivado, ter sempre novas ideias para conteúdos, pensar naquilo que os leitores necessitam e muito mais…

Portanto, não é assim tão fácil e simples manter um projeto vivo online durante vários anos, sobretudo ainda mais que agora o Google valoriza imenso os conteúdos.

Pois, mas então qual é o grande obstáculo para escrever conteúdos?

PRO-CRAS-TI-NAÇÃO

Este “palavrão” com nome de doença 🙂 é aquilo que nos afeta quando estamos em frente ao computador para trabalhar e depois… Não fazemos nada do que pretendíamos, apenas andámos a navegar, nas nuvens e o tempo foi passando e a vontade também!

Basta pesquisarem no Google esse palavrão e vão encontrar muita informação e muitas dicas para conseguir ultrapassar esse obstáculo que eu próprio por vezes também a tenho. E até acho que quase todos num momento ou outro também já sentiram a procrastinação a afetar-vos 🙂

No meu caso, o que sinto muitas vezes quando estou em frente ao PC é a falta de vontade… E não consigo que o raciocínio se mexa, até parece que fico neutralizado.

Esta causa de procrastinação(ver significado) parece ridícula, mas é a mais comum de todas. Pura e simplesmente, a
pessoa não quer ou não lhe apetece fazer aquilo que anda a adiar mesmo sabendo que é necessário fazer.

liberdade

Muitos procrastinadores não têm a noção de que é isto que acontece a maior parte das vezes. Focam-se
apenas que existe uma tarefa que eles sentem que deviam fazer, mas quando chega a altura de a fazer, começam a sentir desconforto e fazem outra coisa qualquer.

Em vez de sermos honestos connosco próprios e dizer que de facto não queremos fazer aquilo e que escolhemos
conscientemente não fazer, age-se como se estivéssemos no meio de um misterioso processo bloqueador do qual somos as vítimas.

Mas porque é que andamos a adiar?

  • Talvez hajam muito boas razões.
  • Pode ser que não seja uma alta prioridade.
  • Talvez não precises mesmo de o fazer.

A resposta de procrastinação pode ser tremendamente saudável e se calhar podemos aprender muito se lhe dermos mais ouvidos.

Eu que o diga, não é fácil conseguir ultrapassar este grande obstáculo que está sempre à espreita para nos afetar. O mais engraçado é que eu utilizo e recomendo tecnologia para nos ajudar em processos e agendar tarefas para que de certa forma nos obrigue a fazer e não entrar no processo de procrastinação.

» Ferramenta que eu utilizo para agendar tarefas

Existem diversas ferramentas online que nos ajudam a criar processos e também livros, tutoriais que explicam como podemos ultrapassar a procrastinação.

Mas mesmo assim, com toda esta ajuda, quantas vezes passamos ao lado das obrigações e tarefas agendadas e nem sequer implementamos os truques que os livros nos ensinam? Até podemos estar super motivados durante algumas semanas e até alguns meses, mas de certeza que vai chegar a uma altura que não vai valer a pena as ferramentas que temos, a tecnologia, os guias, a psicologia e tudo mais…

Vamos ser apanhados pela procrastinação!

E sabem porquê?

Porque somos humanos! No dia-a-dia temos diversos fatores externos que nos podem desmotivar e como já referi anteriormente, ao mínimo “falhanço” da nossa parte somos imediatamente apanhados na teia da pro-cras-ti-nação 🙂

O que eu fiz ao longo destes anos para ultrapassar este obstáculo

Tento sempre pensar no que já podia estar feito e dos prejuízos que isso me vai trazer. Passadas algumas horas, por vezes dias, finalmente volto cheio de motivação e aproveito para fazer o máximo de tarefas.

Uma das coisas que me motiva é quando olho para a minha concorrência e vejo o sucesso deles e sei que eu sou capaz de fazer melhor, então coloco imediatamente mãos ao trabalho.

Não é fácil, mas com muita vontade, dedicação e persistência as coisas aparecem e os resultados também!

Para finalizar, façam aqui o vosso teste para saber que tipo de procrastinador é você.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

Dedique-se e você vai encontrar-se! Bom ano 2016

Resolvi partilhar com vocês este pequeno artigo logo nos primeiros minutos de 2016. E porquê? ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *