Skip to content

O futuro é Mobile Marketing? Será mesmo?!

Com a evolução das tecnologias que temos ao nosso dispor e segundo muitas estatísticas e estudos disponíveis sobre Marketing Digital a tendência é a utilização do canal mobile, que está a crescer cada vez mais. A utilização de telemóveis(celulares)/smartphones pelas pessoas de todo o mundo está num crescimento gigantesco.

Como podemos ver no infográfico que partilho em baixo, de fato os números mostram esse crescimento que do qual não devemos ignorar mas uma coisa é certa, será esse o futuro? Será o Mobile Marketing uma moda, uma tendência ou será mesmo uma realidade que vamos ter de viver com ela e apostar em estratégias mais especificas na elaboração do plano de marketing digital?

Na minha opinião o mobile marketing será uma realidade, é certo, poderá ser até uma tendência mas uma coisa é certa, será que os humanos que utilizam smartphones estão dispostos a clicar a visualizar e prestar atenção  à publicidade que passa no seu próprio telemóvel(celular)/smartphone?

O que é um smartphone

Alguns dados sobre o crescimento do Mobile no mundo
Hootsuite, 5 anos de existência

Perante estes dados que estão no Infográfico não podemos desprezar que o mobile marketing é de certeza um canal do Marketing Digital que nos próximos tempos terão de estar bem presentes nas nossas estratégias.

Mas será que toda a população mundial irá ter smartphone? Será que as pessoas que comprem smartphones vai clicar nos anúncios ou simplesmente prestar atenção à publicidade que poderá passar num aparelho tão pequeno como é o smartphone?

Parece-me que não e acho que não!Na minha opinião a publicidade atualmente existente nos smartphone são completamente irritantes e deixam-nos sem paciência. Parece-me que quem poderá ganhar com isso são as grandes empresas de publicidade digital como a Google que já começa a vender os seus serviços e ganhar bom dinheiro com isso… Vejam o vídeo da Google.

Mas perante todo este cenário em volta do Mobile Marketing eu acho que vamos chegar a um ponto em que as relações humanas vão pesar mais perante os utilizadores que têm smartphones e que haverá um abandono não do dispositivo mas sim do tempo despendido em volta do mesmo! Pois é, eu acho que sim que será uma tendência e depois numa fase mais avançada a utilização deste dispositivo parece-me que irá cair e muito.

Como tudo o que é novo, há um ciclo de vida no que toca a gadgets e os smartphones não fogem a esse mesmo ciclo de vida. O futuro é mobile, talvez..! Mas a socialização entre as pessoas vão falar mais alto e vai chegar a determinado estágio que os smartphones irão ser (mais) um dispositivo banal…

Para pensarem bem na utilização destes dispositivos e no seu futuro, deixo-vos um vídeo em que podemos perceber que a relação entre humanos são interferidas pela utilização excessiva do smartphone. Acham que o futuro é mesmo mobile?

A SOCIALIZAÇÃO DAS PESSOAS COM A UTILIZAÇÃO DOS SMARTPHONES



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.