Skip to content

As mudanças no Marketing Digital

O final de mais um ano aproxima-se, o natal já passou e os planos para 2014 começam a ser pensados… Ao olharmos para trás vamos avaliando o que foi feito e se resultou, o que melhorámos ou principalmente o que para melhorar.

Na minha opinião, acho que temos de melhorar todos os dias e aprender todos os dias se queremos evoluir como pessoas e principalmente como profissionais.

Nesta área do Marketing Digital a aprendizagem é constante, as mudanças online acontecem a um ritmo alucinante, a quantidade de informação que temos de absorver é gigantesca, e a quantidade de coisas que podemos fazer/desenvolver/aprender todos os dias na web está simplesmente ao alcance de todos.

No entanto, em como todas as áreas profissionais, no mundo online é exatamente a mesma coisa, nem todos conseguem tirar partido de tudo isto por diversos motivos.

Só para perceberem um bocadinho apenas, vou partilhar aqui um infográfico onde podemos ver as alterações/atualizações(Pinguim) do algoritmo do Google. Ou seja para quem elabora estratégias de SEO e está a trabalhar sobre o que foi planeado e de um momento para o outro o Google resolver lançar mais 1 alteração ao seu algoritmo…

Tudo o que foi feito anteriormente é imediatamente posto em causa! Toda a estratégia tem de ser alterada mediante o que o Google foi atualizando, é necessário efetuar testes, é obrigatório voltar a “estudar”…

Isto é apenas o exemplo para estratégias de SEO. E quando há novidades no Google Adwords? E quando o Facebook resolve atualizar também o seu algoritmo? As mudanças constantes na web são impressionantes!

Por isso como referi no inicio deste artigo, estamos a chegar ao final do ano de 2013 e ao olharmos para trás, foi tudo muito rápido… 2014 espera-nos mais um ano de muito trabalho! Mas, afinal para quem trabalha em Marketing Digital já sabe o que isso é, e já está habituado a tudo isto!
Para que percebam um pouco do que referi ao longo deste artigo, partilho um infográfico onde podemos ver as mudanças das estratégias de SEO conforme as atualizações do algoritmo do Google. Só para acrescentar que as alterações do algoritmo do Google são várias ao longo de cada ano!

Visualize este infográfico no Google+

 

A vida de um profissional de SEO

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.