Home / Ferramentas / Metricool – ferramenta analítica de Social Media e Websites

Metricool – ferramenta analítica de Social Media e Websites

Quero partilhar com vocês uma ferramenta analítica para websites/blogs onde podemos ver e analisar as estatísticas dos visitantes mas também, algumas das redes sociais mais utilizadas(Facebook, Twitter e Instagram, para já), tudo isto numa só plataforma «Metricool».

No meu caso, como é óbvio, antes de partilhar aqui com vocês, fiz um pequeno teste e posso garantir que fiquei fã desta ferramenta de analítica. Fiquei tão fã que estou a ajudar os desenvolvedores na tradução para o Português! Sim, porque para já a Metricool apenas está disponível em 2 idiomas: Espanhol e Inglês.

Acesse aqui à plataforma Metricool »

Por isso, muito em breve já poderão utilizar esta plataforma totalmente em português 😉

metricoolOs mentores da ferramenta Metricool

A Metricool é uma Startup Espanhola e que desenvolveu o seu próprio sistema de analítica. É composto por 2 pessoas: Laura Montells[@BaseEchoBlog] e Juan Pablo Tejela[@jptejela].

equipa-metricool
@metriKool na palesta #QuondosRecord

Palestra da @metricool no evento #QuondosRecord

O que podemos fazer com a Metricool

Para já, esta plataforma de analítica é totalmente gratuita e podemos usufruir na totalidade. No entanto, na minha opinião esta StartUp de certeza que brevemente terá de rentabilizar todo o trabalho. Mas para quem cria contas de início neste tipo de plataformas e se ajudar de alguma forma, normalmente temos acesso a todas as funcionalidades e utilização de forma gratuita(normalmente!). Somos “clientes” beta testers.

Metricool2

Com a Metricool, temos acesso a informação analítica dos visitantes do nosso site/blog por dia, semana, mês e também no mês anterior. Para já é o máximo de informação que conseguimos retirar, no entanto também nos dá informação de artigos publicados, e até de comentários. As estatísticas são um pouco básicas, mas para pequenos projetos web servem perfeitamente.

Em relação às redes sociais, basta fazer a ligação às nossas contas do Facebook, Twitter e Instagram para que a partir daí seja feito todo o tracking.

No Twitter podemos ver dados analíticos sobre:

  • Crescimento: temos dados do nº de Tweets, seguidores de 1º e 2ºgrau para além de tudo o que for de novo(em termos de seguidores e tweets e muito mais) no espaço de tempo que definimos
  • Interações
  • Seguidores ativos
  • Balanço de seguidores(novos e perdido)
  • E muito mais…

No Facebook podemos ver:

  • Crescimento: novos gostos, falam de nós e publicações durante o espaço de tempo definido.
  • Interações
  • E muito mais…

No Instagram podemos ver:

  • Crescimento
  • Interações
  • Top comentadas e Top  mais gostos
  • Balanço de seguidores
  • E muito mais…

Para além disto podemos ver também dados em tempo real no site e também no Twitter. Mas o mais interessante do que já mencionei é que podemos elaborar um calendário com uma planificação de novos posts para o Twitter e para o Facebook. A partir daqui a ferramenta Metricool consegue dar-nos dados estatísticos de qual a melhor hora para publicar os nossos posts no Twitter e Facebook.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

SEOprofiler – Ferramenta de análise de SEO

Neste artigo vou partilhar uma ferramenta de análise de SEO que já testei e utilizo, ...

Um comentário

  1. Oi, não consecia essa tool, já tinha ouvido falar de uma ferramenta chamada tracx que é bem parecida voltada para redes sociais. valeu a indicação!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *