Skip to content

Marketing Pessoal

Cada vez mais a tendência é mesmo esta no mundo online; o marketing pessoal. Ao trabalharmos a nossa própria marca estamos a construir uma autoridade e que ao longo do tempo vamos conseguir tirar proveito desse trabalho. Este meu blog é bem o exemplo disso mesmo, já consegui vários clientes, fui convidado para workshops e palestras, dar cursos e muito mais… Cada vez mais, estamos a assistir ao crescimento de sites e blogs de profissionais da área do marketing digital em que criam projetos em volta do seu nome, reparem no exemplo que vem dos Estados Unidos.

Também já escrevi aqui vários artigos ligados a eventos presenciais e o quanto são importantes para o desenvolvimento do Marketing Pessoal:

O que é Marketing Pessoal?

Bom, esta é uma questão em que existem várias definições e conceitos… Há quem diga que é a arte de se vender a si mesmo, ou a ferramenta utilizada para a sua promoção pessoal, ou até mesmo a um conjunto de ações e estratégias para agregar valor à sua imagem pessoal

Segundo o meu amigo Cláudio Inácio que tem um Blog em volta desta temática do marketing pessoal e que dá imensas dicas de criação de marca pessoal, num dos seus artigos(ver aqui), ele refere que segundo o que diz Andrés Pérez Ortega, o pai do marketing pessoal em Espanha, o marketing pessoal é:

Marca Personal consiste en identificar y comunicar las características que nos hacen sobresalir, ser diferentes y visibles…en un entorno competitivo”.

Ou seja, o Marketing pessoal ou marca pessoal consiste em identificar e comunicar as nossas características pessoais que mais se sobressaem, sermos diferentes e visíveis em todo um ambiente competitivo!

Ainda sobre o artigo de Cláudio Inácio onde refere que:

  • A marca pessoal não se cria, descobre-se.
  • A marca pessoal é sermos nós mesmos.
  • A marca pessoal que se cria é uma personagem.

Criar uma marca pessoal não é assim tão simples como se possa parecer à primeira vista, não basta estar presente onde os outros estão. É preciso ser diferente e apostar numa estratégia de marketing pessoal marcante! Acompanhe o blog do meu amigo Cláudio Inácio e aprenda muita mais sobre esta temática da marca pessoal.

Porque devemos apostar fortemente na marca pessoal?

Para profissionais freelancers, consultores ou até mesmo funcionários de empresas, na minha opinião devemos apostar na nossa marca pessoal por diversos motivos;

  • Ser um inflênciador no nosso nicho de atuação. Mesmo trabalhando em empresas, se for visto como um influênciador na sua profissão pode captar mais clientes e atrair negócio para  a empresa.
  • Não há empregos para toda a vida, mas a nossa marca pessoal é sempre nossa e muitas oportunidades podem surgir.
  • Quem não é visto não é lembrado! Já o ditado popular o diz. Por isso o marketing pessoal deve fazer parte da sua vida.
  • Criar uma comunidade à sua volta e do seu projeto.
  • No seu nicho já existem marcas pessoais fortes? Seja diferente, seja você mesmo, mas apenas se quiser ir mais além. Dependendo dos objetivos de cada um, nem todos querem ou gostam de trabalhar a sua marca pessoal. Pense nisso. Não o faça só porque sim, nem siga as modas…
  • E muito mais.

O que vou fazendo para melhorar o meu marketing pessoal

Como eu gosto e tenho essa necessidade de ter uma marca pessoal, ao longo destes anos, sempre que tenho possibilidade tento sempre estar presente em eventos presenciais ligados ao meu nicho: o marketing digital.

Em artigos anteriores já partilhei aqui alguns dos vários momentos quando estou presente em eventos e na semana passada foi mais um desses momentos. Estive presente no evento de um amigo: Vasco Marques, escritor de vários livros de Marketing Digital aqui em Portugal. Foi na cidade do Porto e tive muito gosto em participar e estar presente, revi amigos do online, troquei muitas ideias com outros profissionais e principalmente e mais uma vez dar-me a conhecer a quem não me conhecia e também conhecer outros profissionais como eu.

Algumas imagens do evento:

Conclusão

Uma vez mais partilho com vocês a minha opinião sobre o marketing pessoal e o quanto é importante para todos os profissionais. Espero desta forma contribuir para que pelo menos vos faça sair da “bolha” de conforto e assim serem vistos também como profissionais de excelência. O que tem feito para trabalhar a sua marca pessoal?

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.