Marketing na Web – Os artistas

Neste artigo vou partilhar a análise de duas situações do qual constatei na Internet. No artigo anterior apresentei algumas diferenças do marketing digital e também dos “gurus” e “papagaios” que andam na web a dizerem que fazem tudo e mais alguma coisa e que conseguem resultados extraordinários, entre muitas outras coisas mais… Não tenho nada contra esses artistas, até pelo contrário, é por causa do trabalho deles que eu vou tendo ainda mais trabalho e clientes em web marketing.

Mas neste artigo vou apresentar duas situações de marketing online sendo uma delas praticada por uma empresa muito conhecida no mundo e outra em Portugal. Vou começar pela empresa que de certeza muitos conhecem ou já ouviram falar e que é conhecida em todo o mundo. IKEA.

A situação foi a seguinte; eu estou a trabalhar todo o marketing online de uma empresa de móveis, mobiliário e decoração de interiores que está situada na rota dos móveis na região de Paços de Ferreira – Portugal. Como esta empresa está com muita força na Internet e sempre bem posicionada para várias palavras-chave relacionadas com a área de negócio, as marcas concorrentes estão de olhos postos no nosso trabalho e um bom exemplo disso é a gigante do mobiliário IKEA.

SITUAÇÃO 1 – Google Adwords

Há poucas semanas atrás ao fazer uma pesquisa no Google.pt pelo nome da empresa que eu trabalho o web marketing, verifiquei que nos anúncios Adwords a empresa IKEA utilizou a palavra-chave (movelvivo) para fazer aparecer também o anúncio da IKEA!

Como podem ver em baixo no print screen que fiz de imediato quando vi esta situação, comprova que o profissional ou a equipa de profissionais andam de olho na concorrência direta na web e tentam “abafar” como podem, as pequenas empresas! Agora, a questão é a seguinte; esta grande marca precisa deste tipo de situações? Estão a ter uma política de boas práticas como estão sempre a dizer que preocupam-se com o ambiente, clientes etc..?! Eles têm alguma necessidade, sendo uma marca implementada no mercado já há vários anos e conhecida em todo o mundo? Se calhar não! Mas então quem serão o/os responsáveis destas ações do marketing na web?



Uma coisa posso garantir, esta situação deu-me ainda mais força e vontade de projectar ainda mais a empresa Movel Vivo® na Internet. Uma coisa já é garantida, neste momento a IKEA não é nosso concorrente na Web porque nos motores de busca, ainda faltam-lhes muito trabalho para chegarem onde nós já estamos.

Print Screen

SITUAÇÃO 2 – Facebook Ads

Esta segunda situação foi detectada na página do Facebook da empresa Movel Vivo®. A empresa Portuguesa de mobiliário Antarte que está implementada já há vários anos e que tem também várias lojas abertas ao público por todo o país e que a sua sede está situada também na rota dos móveis na região de Paços de Ferreira está presente na web e com alguma visibilidade.

Quem visitasse a página no Facebook da Movel Vivo® aparecia o anúncio(Facebook Ads) da Antarte. Ok, enfim… Já nem “ligamos” a estas acções de marketing online da concorrência, cada empresa/artista/guru/marketeer, seja lá o que for, é que sabe as estratégias que andam a praticar no marketing online, mas pelo menos façam bem!

No print screen em baixo está a imagem com o anúncio da dita empresa na página do Facebook da empresa Movel Vivo®.

Print Screen

 

O anúncio que está no lado direito, ok reconheço que até está relativamente atractivo, tem como objectivo atrair os visitantes que “aterrassem” na página do Facebook  da Movel Vivo®. Quem elaborou esta acção exige-se no mínimo que funcionasse! Mas a preocupação era outra… Enfim! Vejam o segundo print screen e tirem as vossas conclusões!

Print Screen

 

CONCLUSÃO

O que se vê por essa Internet fora são Gurus do Marketing Online, os que prometem tudo e fazem acontecer tudo e mais alguma coisa, etc, etc, etc, são este tipo de acções que praticam para tentarem ultrapassar a concorrência. Queria dizer que como tudo na vida é necessário muito trabalho, honestidade e humildade para se conseguir atingir os objectivos traçados e também o sucesso! No marketing na web é necessário estar disposto para a actualização constante e aprender com os outros, não basta dizer “Eu sei tudo, vai ser fácil.” Por isso é que eu digo, no Marketing Online é só artistas…

Palavras-Chave
Capturar emails

Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketinig, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

2 Responses so far.

  1. joaopauloalexandre diz:

    Boa iniciativa da tua parte, Miguel. A malta poderá aprender bastante contigo e com o teu curso. Continua com o bom trabalho, campeão.

    • Miguel Brandão diz:

      João, muito obrigado grande amigo.
      Estamos aqui para isso mesmo, partilhar!
      Grande abraço.