Skip to content

O que é o Marketing na Internet



No artigo de hoje, vou fazer uma pequena introdução ao Marketing Online ou WebMarketing ou E-Marketing ou Internet Marketing, como podem perceber há vários termos mas que, é tudo igual! Marketing! Ou seja, primeiro de tudo tem que se entender o Marketing e as suas bases, devem focar-se em aprender primeiro os fundamentos do Marketing.

Depois disso há as variantes do Marketing; Marketing Político, Marketing Ecológico, Marketing Desportivo, Marketing Digital, etc… Há Marketing para tudo! O que nos interessa aqui é o Marketing ligado às novas tecnologias, ou seja, Marketing na Internet e o Marketing Digital.

O Marketing na Internet do qual há variados “nomes” como já referi alguns em cima, engloba todas as estratégias de Marketing utilizando o canal da Internet. O Marketing Digital além da Internet podemos englobar também os telemóveis do qual estão  a ter um papel muito importante para os próximos anos e cada vez mais há acessos à Internet através dos telemóveis.

Portanto o Marketing Online é diferente do Marketing Digital, mas ainda há muitas confusões sobre estas novas profissões e primeiro de tudo é preciso saber entender estas diferenças para conseguir o sucesso com projectos na Internet.

Depois disso vamos adaptar os nossos conhecimentos de Marketing na Internet. Aqui temos também de conhecer as tecnologias usadas na WEB, entender o que está por detrás dos websites é necessário aprender/entender algum código (não necessáriamente ser programador). Em todo o caso é possível ter sucesso sem entender absolutamente nada de código, tecnologias e mesmo de Internet, como é evidente este processo demora mais tempo mas é possível!

Na Internet nos dias de hoje vemos blogs/sites de pessoas que se dizem experts(Gurus) do Marketing na Internet, mas o que essas pessoas fazem é copiar conteúdos na Internet para venderem produtos digitais. Depois temos aqueles que pensam que sabem tudo, por lerem algumas coisas sobre o assunto já pensam que o Marketing Online é coisa simples… Mas além disto ainda temos os chamados “papagaios” falam…falam…falam…mas não dizem NADA de jeito e pensam que estão a dizer coisas importantes.

Em jeito de conclusão, na Internet apanhamos de tudo mas como aqui na Internet pode-se dizer o que quiser nós consumidores de informação é que temos de saber filtrar e perceber em quem devemos seguir e acreditar! Como disse em cima esta área do Marketing Online é preciso aprender muito e estar constantemente actualizado, aliás estamos sempre a aprender!

E voçês já pensaram nisto? Acham que na Internet há muitos “papagaios” e “Gurus”?

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.