Skip to content

Como fazer marketing grátis utilizando o Telemóvel

O QR Code (ou Código de Barras em 2D), já existe desde 2004 é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado por uma empresa Japonesa. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmaras digitais em formato VGA, como as de alguns telemoveis. O QR Code é muito usado no Japão, como é óbvio.

Portanto este sistema, trata-se de um “código de barras em 2D” que ao ser interpretado oferece um conteúdo rico em informações.

Nas lojas comerciais, um código de barras é interpretado por uma máquina do próprio estabelecimento. A usabilidade do QR Code está para além das máquinas que estão nesses estabelecimentos. O QR Code, por exemplo, pode conter um endereço de Internet, um texto ou um número de telefone. A quantidade de informação contida neste código é muito superior ao tradicional código de barras.

A grande vantagem deste sistema é que qualquer pessoa que tenha um telemóvel com câmara digital  pode facilmente, obter o conteúdo “escondido” dentro do QR Code. Para o seu telemóvel estar preparado para interpretar estes códigos tem que instalar uma pequena aplicação no seu telemóvel e já está!

Por exemplo, no seu website pode oferecer a imagem do QR Code para que seus visitantes possam obter informações específicas.

Pode utilizar o QR Code para fazer campanhas publicitárias, promoções especiais, mostrar aos seus visitantes do seu website que está “mais à frente”, porque em Portugal e mesmo na Europa este sistema ainda não é muito utilizado e com isto fidelizar os utilizadores e clientes do seu site. Neste código pode conter preços, informações de produtos, apresentação pessoal do seu blog ou site etc.

Alguns exemplos:

  • Pode esconder um texto de amizade e  enviar como uma mensagem para amigos e família.
  • Realizar uma etiqueta e prender no seu animal de estimação com informação de nome, telefone e outros dados.
  • Gravar informações no seu porta-chaves  ou carteira que contenha dados de saúde para que em caso de emergência possam ser usadas por médicos.
  • CDs, DVDs  ou outros produtos que possam oferecer informações e links que levam a dados, histórias e vídeos.
  • Nas suas malas de viagem, colocar os seus dados pessoais. Por exemplo nos aeroportos normalmente as malas dos passageiros perdem-se…
  • Em bebidas e outros produtos podem oferecer informações detalhadas de data da sua produção.
  • Veja aqui o código QR Code a ser utilizado na serie CSI (video)
  • Exemplo de Mobile Marketing com QR Code (video)

Portanto é só dar asas à imaginação com este sistema de código de barras que está acessível a todos! Qualquer pessoa pode adaptar este sistema ao seu negócio, e não precisa de contratar terceiros para o implementar.

Siga estes passos para implementar este sistema:

  1. Verifique se o seu telemóvel/celular tem instalado o QRcode reader.
  2. Faça o download da aplicação(Reader) para o seu telemóvel.
  3. Crie o seu QR Code aqui.

De certeza que haverá mais exemplos e mais websites com informações deste sistema QR Code. Tentei encontrar informação simples e em Português para divulgar esta potencialidade ainda não explorada!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.