Skip to content

Marketing Digital é Marketing!?

Para quem pensa que esta área do Marketing Digital é algo único ou até uma nova descoberta ou tendência, então engana-se! Sim, está enganado! Aqui no blog eu já falei do que é o Marketing Digital, não como definição mas passar a mensagem de que toda esta área e novas profissões ligadas ao mundo digital têm como base o Marketing!

Eu acho que ainda há muitas pessoas que não entenderam muito bem que o marketing online não é nada mais do que uma ramificação do marketing. Assim como muitas outras:

  • Marketing Politico
  • Marketing Financeiro
  • Marketing Ecológico
  • Etc…

Toda a estratégia e planeamento do marketing digital, não pode ser separado do plano de marketing global. Este ainda continua a ser um dos erros feitos nas empresas, separar e criar 2 planos de marketing.

O marketing online permite-nos trabalhar com diversas ferramentas online que podem e devem ser integradas no principal plano de marketing global, pois só assim podem-se explorar as potenciais sinergias e também envolver todos os colaboradores.

Marketing digitalPortanto um plano de marketing online deve, desenvolver ações na web que possam ajudar a realizar a comercialização de produtos ou serviços e posterior atendimento ao cliente em coordenação com todas as outras ações “tradicionais”.

Bom mas também é verdade que o marketing digital é um meio diferente e como tal exige especialistas, que estejam à vontade no manuseamento das diversas ferramentas, tendências, conhecimentos de marketing e acima de tudo muita vontade de aprender todos os dias. Mas, não mais do que qualquer outro meio.

O marketing online não é nada mais, nada menos, do que Marketing! Portanto, não pode entrar na guerra por conta própria!

Educar e informar ainda é importante

Ainda é muito importante que os profissionais destas áreas façam também um trabalho educativo, mostrando que o marketing digital não é uma questão de “geeks” da Internet mas algo a ser integrado e levado muito a sério porque será algo(se já não o é) muito importante para qualquer tipo de negócio.

Sobre este assunto, tenho uma história muito curiosa para contar. Há cerca de 4 anos recebi um contacto de uma empresa(bastante conhecida em Portugal) para ir a uma “entrevista” em que o tema seria o marketing online.

O que eles queriam: uma pessoa que fosse colocando umas coisinhas sobre a empresa nas redes sociais e pouco mais. Mas o mais engraçado disto tudo é que eles queriam jovens dos 18 aos 22 anos e apenas durante 2/3 meses porque pensavam que este grupo de pessoas fossem mais conhecedoras destas coisas da Internet e das redes sociais e do marketing online e que já seria um bom tempo para colocarem algo da empresa online…

Como é óbvio, depois de lhes explicar o que era o marketing online e tudo o que o envolvia, o tempo necessário, as estratégias e ferramentas eles ficaram espantados e ao mesmo tempo reticentes com tudo o que eu lhes disse.

Como é evidente eles não estavam interessados numa “coisa” tão elaborada e percebi que quase ficaram assustados com a realizada do mundo do marketing online e da sua gigantesca potencialidade para os negócios!

Mas enfim… Infelizmente esta ainda é uma realidade…



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.