Home / Manual de SEO / Manual de SEO parte V – Link Building

Manual de SEO parte V – Link Building



Mais um artigo da série Manual de SEO onde desta vez irei abordar o tema – Link Building. Mas antes disso considere ler os artigos anteriores desta série:

Link Building numa definição muito breve será a prática de reunir o número máximo de links para um determinado website. Estas técnicas são um processo contínuo e progressivo.

Image: jscreationzs/FreeDigitalPhotos.net

Tem como objectivos aumentar as visitas do blog/site melhorar o Pagerank, para conseguir obter os melhores resultados nos motores de busca. Link Building é trazer links que são “votos” para um blog/site e quanto maior o número de votos que um blog/site recebe, melhor será o seu posicionamento nos resultados de busca.

Mas afinal quais são os benefícios do Link Building?
Todos os links que apontam para o nosso tornam um blog/site mais visível nos motores de busca. Durante o processo de indexação, os motores de busca têm robots que seguem links nas páginas, indexando outros sites relacionados. Os motores de busca interpretam a quantidade de links apontados para uma página como determinante de importância da mesma. Fornecem ainda informações sobre a
página para os quais apontam. Quando muitos links, com origens diferentes, referenciam um site com uma dada palavra-chave, essa palavra será associada pelos motores de busca como uma palavra descritiva do conteúdo. Para além de optimizar os resultados de pesquisa, os links também trazem visitantes ao site. Ver artigo como conseguir backlinks.

Como é que o Link Building influencia o SEO?

  • Número de Links: quanto maior o número de links a apontar para o blog/site, melhor será o pagerank. Porém, links sem qualidade não melhoram o posicionamento.
  • Qualidade dos Links: depende do próprio pagerank da página que apresenta o link.
  • Texto Âncora: a qualidade e a relevância do texto âncora influencia directamente na qualidade do link. Para isso terá que existir previamente uma estratégia na escolha das palavras-chave a utilizar.
  • Posicionamento do Link: links integrados em conteúdo de qualidade têm uma maior influência do que aqueles colocados num menu lateral ou rodapé da página.




Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *