Mais um artigo da série Manual de SEO onde desta vez irei abordar o tema – Link Building: links Internos e Externos. Mas antes disso considere ler os artigos anteriores desta série:
- Manual de SEO parte I – Entender SEO: o que é?
- Manual de SEO parte II – Entender SEO: porquê e como usar?
- Manual de SEO parte III – Boas práticas de SEO: conteúdo e design
- Manual de SEO parte IV – Boas práticas de SEO: técnicas e qualidade
- Manual de SEO parte V – Link Building
Os links internos são as ligações que permitem que os visitantes tenham acesso a outras páginas dentro de seu blog/site. São naturais e são os links dos menus, rodapés e no meio dos textos das páginas.

PRIMEIRO PASSO PARA CRIAR LINKS INTERNOS:
Identificar cada página existente no site e o assunto tratado em cada uma, para definir as keywords e o respectivo texto âncora.
A sintonia entre o texto âncora e o conteúdo da página é essencial para o bom posicionamento dessa página.
Links Externos são aqueles que apontam para um site e provenientes de um outro site. Vamos então entender os links externos;
- Tem um papel importante no pagerank, mas depende muito da origem.
- Links de sites com conteúdos não relacionados não promove o pagerank da mesma forma que os links vindos de um site relacionado.
- Bons Inbound links são provenientes de sites confiáveis e com conteúdo relevante.
- Registo em directórios – os directórios são sites que funcionam como uma biblioteca, organizadas em secções temáticas, com categorias e subcategorias. Não basta fazer uma busca por directórios de sites e registar um site em todos eles. Nem todos os directórios são vistos da mesma forma pelos motores de busca.
- Páginas de Referência – Objectivo: conseguir links a partir de outros sites que tratam do mesmo assunto. Preferencialmente, sites com informações complementares.
COMO CONSEGUIR LINKS EXTERNOS?
- Participar em Comunidades, Foruns e Blogs, mas sem fazer publicidade explícita ao site.
- Procurar parcerias (sem ser a compra de links) para troca deliberada de links.
- É indispensável ter um conteúdo relevante. Se o conteúdo consegue colmatar alguma lacuna de informação, então os outros sites farão uma referenciação por links de forma natural.
- O mais importante na angariação de links externos é possuir conteúdo relacionado!
CUIDADOS A TER NO PROCESSO DE LINK BUILDING
- Não se envolver em processos de LINK FARM – Grande grupo de páginas criadas com o intuito de manipular o motor de busca, através de links artificiais que são trocados mutuamente.
- Evitar links externos para uma única página. Concentrar todos os esforços para promover uma única página no site não faz sentido. Um site deve crescer como um Domínio, e não como uma única página.
- HTML correcto. O HTML do site não deve conter erros todas as tags de HTML devem ser utilizadas para o fim para o qual foram criadas, devem ser utilizadas as tags mais importantes para os motores de pesquisa (Meta tags, title, h1, h2, etc.)