Skip to content

Links ou sinais das Redes Sociais! Qual deles valem mais para o Google?

Depois das actualizações efectuadas no algoritmo do Google(Panda & Pinguim) muito se tem dito acerca do que vale mais para o Google posicionar nos motores de busca, principalmente na questão dos sinais das redes sociais, ou seja, se os seus conteúdos são partilhados por outros seguidores, se estão a “falar” dos seus conteúdos, etc. Outro ponto que muitos começaram a ter mais cuidado e a pensar foi de que os backlinks que apontam para o seu blog/site perderam o valor em comparação com os sinais das redes sociais. Portanto as dúvidas começaram a surgir, o que vale mais para o algoritmo do Google: os links(backlinks) ou os sinais vindos das redes sociais?

Na conferência Search Marketing Expo – SMX Advanced Seattle 2012 realizada em Junho’12, Matt Cutts falou deste assunto e de que se levantaram muitas especulações em volta deste assunto. Claro! Como é óbvio quem trabalha em SEO todos os dias vai fazendo testes e depois tiram as suas próprias conclusões, até porque como todos já sabemos ninguém sabe quais são os factores de posicionamento do algoritmo do Google. No vídeo em baixo podemos ver a explicação de Matt Cutts sobre este assunto controverso.

E segundo ele, para já os links(backlinks) ainda são muito valorizados e até em relação aos sinais das Redes Sociais. Mas com isto será que podemos acreditar em tudo o que o Sr. da Google nos diz? Acima de tudo devemos estar muito atento e levar a sério o que ele vai dizendo, mas não esquecendo que devemos fazer os nossos próprios testes para ver se de facto é verdade ou não!



Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.