Skip to content

Link Building de qualidade para posicionar blogs e sites nos motores de busca

Como já se sabe, numa estratégia de SEO é muito importante que tenha um grande número de links a apontar  para o nosso site/blog. Desta forma além de ajudar a aumentar progressivamente o tráfego vai também contribuir para o aumento da qualidade do nosso blog/site perante o Google.

Mas, para tudo isto funcionar em pleno e as visitas aumentarem devemos ter a certeza que o nosso projecto na Internet é suficiente bom para os visitantes e que estamos a dar conteúdos de qualidade para os internautas que nos chegam todos os dias através de várias fontes de tráfego.

Nos artigos anteriores onde partilhei vários infográficos sobre o Google Pinguim, há um detalhe que se destaca e que o Google tem começado a dar muita relevância que é o conteúdo de qualidade!  “O conteúdo é rei“. E de facto é mesmo!

Mas como é que sabemos se os conteúdos do meu blog/site são de qualidade? Primeiro de tudo é necessário perceber se o seu blog/site está a responder às dúvidas dos seus visitantes, ou seja, deve ser informativo e interessante. Porque normalmente quem faz uma pesquisa nos motores de busca anda à procura de uma resposta! Depois disso é necessário que todo o aspecto do blog/site seja minimamente interessante para o visitante navegar com prazer e acima de tudo voltar novamente.



Agora pegando na questão de como atrair visitantes para o blog/site e ao mesmo tempo criar uma estratégia de Link Building para aumentar a relevância nos motores de busca devemos apostar em outros sites e na criação de links a apontar para o nosso projecto na Internet. Recomendo aqui algumas formas de escolher onde vamos criar esses links.

  • Escolher websites com qualidade e com o conteúdo relacionado com o nosso projecto.
  • Websites com PageRank mais alto dos que já temos actualmente.
  • Escolher diretórios como o Yahoo e outras empresas diretórios mas de qualidade na Internet.
  • Utilizar websites 2.0 como Squidoo e Hubpages, etc.
  • Criar Press Releases e divulgar em websites de qualidade.
  • Etc…

Não é segredo nenhum de que cada vez mais o Google (e até outros mecanismos de busca) dão muito valor à qualidade dos inbound links para decisão nos motores de busca. Por isso, deverá concentrar todos os esforços de Link Building em links de qualidade(até para não ser penalizado) porque de facto é aquilo que o algoritmo do Google dá imenso valor, e muito – além de outros factores como é óbvio.

A desvantagem é que neste tipo de estratégia nem sempre é fácil de se fazer, dá imenso trabalho e por vezes quando o Google se lembra de actualizar o algoritmo todo o nosso trabalho perde-se! Além disso leva demasiado tempo e os resultados só são visiveis a longo prazo, mas é uma estratégia OBRIGATÓRIA para quem quer posicionar blogs/sites nos motores de busca. Podem existir softwares que façam isto de forma automática, mas não recomendo! A curto prazo de certeza que vai sofrer penalizações. A solução é mesmo criar links de qualidade manualmente e de forma o mais natural possível.

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.