Link Building automatizado ou manual?



A construção de linksLink Building – deve ser bem planeada a cada projecto na Internet. Cada caso é um caso, ou seja, cada blog ou website tem de se analisar de como é que se vai fazer uma estratégia de link building. Por exemplo, perceber qual o objectivo de cada projecto, os nichos onde vamos posicionar, analisar o page rank dos websites onde vamos criar os links, etc. Há 3 formas de fazer Link Building:

Link Building “Passivo”

Esta é a forma onde praticamente não há uma estratégia para a construção de links, é lançado um website ou blog na Internet e ficamos à espera que alguém encontre os conteúdos e coloquem um link a apontar para o nosso site/blog de uma forma natural. Este método não é aconselhável porque de certeza que vamos estar anos na Internet e nunca vamos chegar a lado nenhum! Mas ainda há muitos e muitos sites/blogs que ainda estão neste patamar…

Link Building Automatizado

Esta forma de link building pode resultar e em alguns casos resulta na perfeição! Link Building Automatizado é a utilização de ferramentas, programas ou serviços disponíveis para gerar rapidamente uma enorme quantidade de links a apontar para o seu site/blog. Usado com moderação e de forma adequada podem resultar mas também pode acabar por fazer mais mal do que bem!

Agora com o Google Panda é relativamente fácil o Google identificar os padrões que são inerentes a esses sistemas e aplicar uma penalização ao seu site/blog que ficará efectivamente nulo e sem efeito nos resultados nos motores de busca todo o trabalho de link Building que foi feito automatizado.

Em casos mais graves e abusivos o Google pode até optar por “desindexar” o seu site/blog dos resultados nos motores de busca deixando o seu projecto numa posição nada agradável na Internet. Depois será mais complicado e demoroso conseguir resultados no Google.

Link Building Manual

Esta estratégia é de longe o método mais demorado, mas é também o método que dá mais controle sobre onde e como os links são colocados. Desta forma é mais importante para quem está a pensar estar on-line por muito tempo.

O mais importante nesta estratégia é que os links que construir hoje vai continuar por vários anos na Internet. Um link num site novo hoje pode-se transformar num link de PR4 ou 5. Por exemplo;

Os artigos patrocinados são uma das formas mais eficazes de conseguir links de um site/blog que admira. Além disso deve responder a todos os comentários desse mesmo artigo, ou compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais. É sempre boa ideia incorporar uma mistura de ligações diversas na sua estratégia na construção de links.

Outro aspecto importante da construção de links é o registo da data, local, informações de contacto, texto âncora, e autoridade do link (Page Rank) para mais tarde poder ver rapidamente os links que criou e se eles ainda estão a funcionar.

Com o passar do tempo a autoridade do seu site/blog e PageRank melhora, e o posicionamento nos motores de busca começam a notar-se e vai continuando a aumentar ao longo do tempo, é uma estratégia que tem de continuar com os  anos de vida do site/blog, porque parar é o mesmo que o Google começar a “desposicionar”.

Conclusão

Na minha opinião e por experiência própria prefiro e utilizo sempre uma estratégia de Link Building Manual. Demora mais tempo mas é mais eficaz. Entendo perfeitamente que por vezes não há tempo ou paciência para estar à espera de resultados e utiliza-se a técnica de Link Building Automatizado, eu próprio também já a fiz.

Obti bons resultados de imediato mas passado algum tempo o Google percebeu tudo e penalizou! Por isso Link Building é um processo que temos de pensar muito bem o que vamos fazer até porque está em causa o nome dos nossos projectos na Internet.

 

 


Miguel Brandão

Tenho formação académica em Marketinig, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.