Home / Web Marketing / Landing Pages (Páginas de destino) – O que são?

Landing Pages (Páginas de destino) – O que são?

De certeza que já ouviram falar de Landing Page em Web Marketing que em português diz-se página de destino. Mas afinal o que é uma Landing Page e para que serve? Qual o objectivo com estas páginas? Por exemplo, para quem tem lojas online, e cria campanhas de e-mail, o visitante vai “cair” numa página previamente escolhida por nós. Normalmente comete-se alguns erros ao mandar o visitante para a página principal, o que em termos de conversões não resulta muito bem.

O que são Landing Pages?

Muito resumidamente uma Landing Page é a página de destino ou página de entrada, é a página onde o visitante chega a um determinado blog/site, quando um utilizador clica num resultado de busca ou num anúncio (banners ou links patrocinados – Adwords), eles são direcionados para essas Landing Pages.

Qual o objectivo destas páginas de destino?

Vamos a um exemplo muito concreto; como a página de destino é uma página de um blog/site onde o tráfego é enviado para pedir especificamente uma determinada acção ou resultado. Pense num campo de golfe, uma página de destino é o green que vai conduzir a bola para um determinado buraco (objectivo).

Uma vez no green, a bola tem como objectivo entrar no buraco. Da mesma forma, o objectivo duma Landing Page  é fazer com que o visitante tome a acção desejada, clicar num botão por exemplo, preencher um formulário, fazer download de algum ficheiro, etc.

Alguns exemplos;

Vamos então ver alguns exemplos de como as Landing Pages  são usadas como diversas fontes de tráfego e objectivos:

  • O tráfego é enviado de um clique de uma campanha de Adwords (PPC)  para várias páginas optimizadas para corresponder com as palavras usadas nos termos da pesquisa.
  • O tráfego é enviado a partir de um banner ou patrocínio gráfico para uma página de destino projectada especificamente para esse público-alvo.
  • O tráfego é enviado a partir de um link numa campanha por newsletter para uma página de destino projectado para solicitar uma compra.
  • O tráfego é enviado a partir de um post de um blog ou link lateral para uma página de destino para pré-vender produtos ou incentivar a um opt-in para uma sub-lista.
  • Esta página que está a ler neste momento é uma página de destino com conteúdo feito para organizar várias páginas relacionadas ao redor de um tema geral.
Exemplo de uma página de destino

Conclusão;

Com a evolução da web 2.0 não basta encaminhar o tráfego para a página inicial do seu blog/site, tem que se fazer algo para incentivar o visitante a realizar o objectivo que queremos. As Landing Pages já são uma obrigação em campanhas na web.


Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

dicas marketing digital para lojas online

Dicas de marketing digital para a sua loja virtual

Neste artigo vou partilhar com você algumas dicas e estratégias que deve implementar no seu ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *