Kwfinder – ferramenta de palavras chave [alternativa ao planejador do Google]

Depois das mudanças e alterações que o Google implementou na sua própria ferramenta; planejador de palavras-chave, todos aqueles que a utilizavam de forma gratuita e bem funcional tiveram de encontrar uma solução alternativa para analisar as keywords dos seus negócios online.

Eu fui um deles! Utilizava e muito o planejador de palavras-chave do Google, era a minha primeira ferramenta que utilizava antes de fazer qualquer estudo mais aprofundado das keywords e comparando até com os resultados com outras ferramentas bem semelhantes; tais como SEMrush.

Depois de esperar algum tempo e perceber que o Google não iria voltar atrás com a sua decisão de mostrar apenas resultados de keywords com o volume de buscas muito variável. Exemplo atual na imagem em baixo:

Google Keyword planner

Porque esta mudança da ferramenta do Google?

Eles decidiram restringir as contas criadas no Google AdWords, porque não investiam nos anúncios pagos o suficiente. Porque normalmente que tem negócios online apenas utilizava a ferramenta para proveito próprio e assim recolher dados e implementar nos seus projetos.

Não gastavam um centavo/cêntimo em publicidade no Google!

E como o Google é muito pobre (coitado) e preocupa-se muito com os seus utilizadores 🙂 resolveu então “eliminar” o que existia de excesso…

Disseram: “os anunciantes com gastos mensais muito baixos poderão ter uma exibição de dados limitada para a ferramenta do planejador de palavras-chaves.”

Mas no entanto ninguém sabe qual o valor mínimo ou máximo a gastar em anúncios pagos no Google para ter acesso aos dados reais da ferramenta planejador de palavras-chave.

Ferramentas alternativas ao planejador do Google

Depois de muita análise e testes a várias ferramentas de keywords encontrei uma que tem preços muitos baratos e que eu já a comprei por 1 ano!

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

KWFinder é uma ferramenta de pesquisa e análise de palavras-chave que nos dá muitas informações de  palavras-chave de cauda longa com baixa e dificuldade de SEO. Basicamente é isto, mas tem mais, muito mais…

KWfinder_Intro

Como funciona a ferramenta KWfinder

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

A versão gratuita é um pouco limitada, apenas podemos analisar 3 palavras-chave por dia. Mas a parte melhor desta ferramenta é toda a informação que disponibiliza para nos ajudar na análise de cada termo.

Vamos ver então,  na imagem em baixo a quantidade de dados que temos ao nosso dispor:

kwfinder-1

Importante:

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»
Podemos escolher quais os resultados a obter.

  • [Suggestions] – Sugestão de keywords
  • [Autocomplete] – Sugestão do termo de pesquisa com outras palavras
  • [Questions] – Sugestão do termo de pesquisa em perguntas

Depois, ainda podemos filtrar como quisermos e com várias opções muito interessantes em [Results Filter].

Podemos também fazer a importação de uma listagem de keywords que tenhamos no computador e assim a ferramenta vai analisar apenas essas palavras-chave.

Na imagem em baixo…

keywordfinder2

Para além da informação básica que podemos obter, tais como: Trend, Search(volume de procura), CPC(valor médio do custo por clique no Adwords), do PPC(Nível de competição no Adwords de 0 a 100), esta ferramenta dá-nos também um valor de dificuldade de cada keywords de zero a 100 mas no que toca ao SEO.

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

Para quem trabalha SEO este valor é muito importante já que assim de uma forma muito rápida podemos obter um grau de dificuldade de cada keyword que estamos a analisar.

E aqui vamos entrar num outro quadro, com muita informação valiosa em termos de SEO:

keywordfinder3Nesta imagem temos uma vasta informação de SEO de cada palavra-chave que escolhermos no quadro da esquerda. Podemos ver:

  • O grau de dificuldade de zero a 100 da keyword
  • O gráfico com a média do volume de buscas por todo os meses do ano
  • O top10 das páginas dos resultados do Google para essa keyword

Mas não acaba aqui… Quando clicamos no botão [Open in SERPChecker], podemos ver ainda mais informações!

keywordfinder4

Abre uma nova janela, e passamos a ter acesso a uma outra ferramenta SERPChecker.

Na minha opinião e por isso é que a comprei e recomendo a sua utilização, é que para além das análises de palavras-chave, temos também acesso a uma outra ferramenta que já está incluída no mesmo preço e não paga mais nada por isso, vamos ter a ajuda e análise das páginas que já estão no ranking. Podemos ver até 50 páginas!

keywordfinder5
Nesta página podemos ver os sites que estão no ranking do Google e ainda podemos ver vários dados de análises de outras ferramentas e que são muito importantes na análise SEO da concorrência. Alguns exemplos:

  • DA – autoridade do dominio
  • PA – autoridade da página
  • CF – fluxo de citações
  • TF – fluxo de confiança
  • MT – confiança da MOZ
  • Etc…

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

Nós é que escolhemos os dados que queremos ver e analisar, ao clicarmos no botão [Manage Metrics] podemos ver diversas métricas de várias ferramentas e que podemos ativar ou desativar e assim essa informação será visualizada e cruzada com as respetivas páginas que estão no ranking do Google.

Comprar ou não?

A decisão é sempre sua!

Eu testei e comprei. E posso garantir que esta é das ferramentas de palavras-chave mais baratas que eu encontrei online. Mas para além disso as funcionalidade que ela oferece a um preço muito baixo chega quase a ser absurdo!

Portanto na minha opinião, se trabalha com negócios online e precisa de uma ferramenta de análise de keywords para seus projetos e até para encontrar bons nichos, esta é sem dúvida a melhor opção. Mas em baixo pode ver os preços:

keywordfinder6

Eu comprei por um ano o plano Basic e paguei 144 dólares. Para já estou MUITO satisfeito e por isso estou aqui  a fazer esta review e a partilhar com você.

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

Para o final deste artigo, apenas quero reforçar que, existem muitas outras ferramentas deste género online. Eu conheço, testei as versões gratuitas e analisei os preços de muitas delas e no final compre a KWfinder.com.

Deixo também um vídeo de promoção da KWfinder:

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

SEOprofiler – Ferramenta de análise de SEO

Neste artigo vou partilhar uma ferramenta de análise de SEO que já testei e utilizo, ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *