Skip to content

Kwfinder – ferramenta de palavras chave [alternativa ao planejador do Google]

Neste momento no mundo online temos várias tools à nossa disposição, esta de que vou falar hoje, a kwfinder é uma de muitas. Mas porque eu utilizo e vou recomendar para vocês também a utilizarem? Em baixo explico tudo.

Depois das mudanças e alterações que o Google implementou na sua própria ferramenta; planejador de palavras-chave, todos aqueles que a utilizavam de forma gratuita e bem funcional tiveram de encontrar uma solução alternativa para analisar as keywords dos seus negócios online.

Eu fui um deles! Utilizava e muito o planejador de palavras-chave do Google, era a minha primeira ferramenta que utilizava antes de fazer qualquer estudo mais aprofundado das keywords e comparando até com os resultados com outras ferramentas bem semelhantes; tais como SEMrush.

Depois de esperar algum tempo e perceber que o Google não iria voltar atrás com a sua decisão de mostrar apenas resultados de keywords com o volume de buscas muito variável. Exemplo atual na imagem em baixo:

Google Keyword planner
Dados de Portugal

Qual o motivo do Google fazer estas alterações na sua ferramenta de palavras-chave?

Eles decidiram resolveram restringir as contas criadas no Google Ads, porque normalmente os utilizadores apenas queriam utilizar essa ferramenta e não investiam nos anúncios pagos. Porque normalmente que tem negócios online apenas utilizava a ferramenta para proveito próprio e assim recolher dados e implementar nos seus projetos.

Não gastavam um centavo/cêntimo em publicidade no Google!

E como o Google é muito pobre (coitado) e preocupa-se muito com os seus utilizadores 🙂 resolveu então “eliminar” o que existia de excesso…

🤑

Disseram eles: “os anunciantes com gastos mensais muito baixos poderão ter uma exibição de dados limitada para a ferramenta do planejador de palavras-chave.”

Mas no entanto ninguém sabe qual o valor mínimo ou máximo a gastar em anúncios pagos no Google para ter acesso aos dados reais da ferramenta planejador de palavras-chave. Então vamos “esquecer” esta ferramenta da Google e vamos começar a utilizar outras.

Ferramentas alternativas ao planejador do Google

Depois de muita análise e testes a várias ferramentas de keywords encontrei uma que tem preços muitos baratos e que eu já a comprei por 1 ano!

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

KWFinder é uma ferramenta de pesquisa e análise de palavras-chave que nos dá muitas informações de  palavras-chave de cauda longa com baixa e dificuldade de SEO. Basicamente é isto, mas tem mais, muito mais…

KWfinder_Intro

Como funciona a ferramenta KWfinder

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

A versão gratuita é um pouco limitada, apenas podemos analisar 3 palavras-chave por dia. Mas a parte melhor desta ferramenta é toda a informação que disponibiliza para nos ajudar na análise de cada termo.

Vamos ver então,  na imagem em baixo a quantidade de dados que temos ao nosso dispor:

kwfinder-1

Importante:

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»
Podemos escolher quais os resultados a obter.

  • [Suggestions] – Sugestão de keywords
  • [Autocomplete] – Sugestão do termo de pesquisa com outras palavras
  • [Questions] – Sugestão do termo de pesquisa em perguntas

Depois, ainda podemos filtrar como quisermos e com várias opções muito interessantes em [Results Filter].

Podemos também fazer a importação de uma listagem de keywords que tenhamos no computador e assim a ferramenta vai analisar apenas essas palavras-chave.

Na imagem em baixo…

keywordfinder2

Para além da informação básica que podemos obter, tais como: Trend, Search(volume de procura), CPC(valor médio do custo por clique no Google Ads), do PPC(Nível de competição no Google Ads de 0 a 100), esta ferramenta dá-nos também um valor de dificuldade de cada keywords de zero a 100 mas no que toca ao SEO.

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

Para quem trabalha SEO este valor é muito importante já que assim de uma forma muito rápida podemos obter um grau de dificuldade de cada keyword que estamos a analisar.

E aqui, vamos entrar num outro quadro, com muita informação valiosa em termos de SEO:

Resultados de KWs na ferramenta KWfinder

Dificuldade de KWs na ferramenta kwfinder

Aqui podemos ver muita informação de SEO de cada palavra-chave que escolhermos no quadro da esquerda. Podemos ver:

  • O grau de dificuldade de zero a 100 da keyword
  • O gráfico com a média do volume de buscas por todo os meses do ano
  • O top10 das páginas dos resultados do Google para essa keyword

Mas não acaba aqui… Quando clicamos no botão [Analyze SERP], podemos ver ainda mais informações e abre uma outra ferramenta e mais especifica para analisarmos com muito mias detalhe toda a nossa concorrência

Na minha opinião e por isso é que a comprei, utilizo no meu dia-a-dia e recomendo a sua utilização, é que para além das análises de palavras-chave, temos também acesso a uma outra ferramenta que já está incluída no mesmo preço e não paga mais nada por isso, em que vamos conseguir analisar ao detalhe a nossa concorrência para cada uma das keywords e assim perceber o grau de dificuldade de cada uma delas.

serpchecker-mangools

Nesta página podemos ver os sites que estão no ranking do Google e ainda podemos ver vários dados de análises de outras ferramentas e que são muito importantes na análise SEO da concorrência. Alguns exemplos:

  • DA – autoridade do dominio
  • PA – autoridade da página
  • CF – fluxo de citações
  • TF – fluxo de confiança
  • MT – confiança da MOZ
  • Etc…

Aproveite para testar. Aqui em baixo coloque uma keyword e veja os resultados!

Podemos ver diversas métricas ao clicarmos no botão [Metrics Settings] de várias ferramentas e que podemos ativar ou desativar e assim essa informação será visualizada e cruzada com as respetivas páginas que estão no ranking do Google.

Agora, comprar ou não?

A decisão é sempre sua!

Eu testei e comprei. E posso garantir que esta é das ferramentas de palavras-chave mais baratas que eu encontrei online na relação preço/qualidade. Mas para além disso as funcionalidade que ela oferece a um preço muito baixo chega quase a ser absurdo, comparando com muitas outras.

Portanto, na minha opinião sobre a Kwfinder e se trabalha com negócios online e precisa de uma ferramenta de análise de keywords para seus projetos e até para encontrar bons nichos, esta é sem dúvida a melhor opção.

Eu comprei por um ano o plano Basic. Para já estou MUITO satisfeito e por isso estou aqui  a fazer esta review e a partilhar com você.

KWfinder.com – clique aqui para entrar na ferramenta »»

Para o final deste artigo, apenas quero reforçar que, existem muitas outras ferramentas deste género online. Testei diversas, nas suas versões gratuitas e analisei os preços e no final comprei a KWfinder.com.

Atualmente já não há, ou é muito complicado encontrar boas ferramentas gratuitas, por isso se está a pensar no grátis, o melhor é esquecer. Por isso recomendo aqui a kwfinder porque na relação preço/qualidade  é imbatível.

Faça aqui o teste em tempo real com esta ferramenta:

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.