Há muitas dicas, estratégias e técnicas e até “truques” de SEO que ajudam a optimizar blogs/sites para melhorarem o posicionamento nos motores de busca. Na minha opinião uma técnica de entre muitas outras mas que esta é muito importante para uma boa e rápida indexação de páginas nos motores de busca são os sitemaps! Temos dois tipos de sitemaps; em HTML e em .XML mas no fundo são quase a mesma coisa mas com objectivos diferentes.
O sitemap em HTML está visível ao utilizador e como o nome indica é um mapa do site – ou seja, numa única página é mostrada toda a estrutura do blog/site. Nesta página ficam visíveis todas as secções, as ligações internas etc, para que a navegação no blog/site seja mais fácil e simples para os utilizadores e desta forma criam-se também mais links internos o que é importante para os motores de busca.
O sitemap .XML é importante para indexar as páginas de um blog/site nos motores de busca mais rapidamente e além disso as spiders do Google, Bing e Yahoo conseguem perceber melhor as páginas onde passam.
ATENÇÃO: os ficheiros robots.txt são totalmente diferentes, o objectivo deste ficheiro é “dizer” aos motores de busca que partes do blog/site não são para indexação como é o caso das pastas Admin. Com o ficheiro robots.txt autorizamos quais são as pastas e ficheiros que estão no servidor que queremos que os motores de busca façam a indexação.
São mesmo necessários dois Sitemaps?
A resposta é óbvia – um é para os seres humanos(sitemap .HTML), o outro é para as “aranhas”(.XML). Em todo o caso é necessário esclarecer que os dois sitemaps não são considerados como conteúdo duplicado. Nas ferramentas do Google para Webmasters, o Google afirma explicitamente que o uso de um sitemap não vai penalizar o seu blog/site por utilizar estes dois tipos de sitemaps.
Porquê usar um Sitemap
A utilização de sitemaps tem muitos benefícios, não só para uma navegação mais fácil e melhor visibilidade pelos motores de busca. Estes ficheiros são também uma oportunidade para informar os motores de busca de imediato sobre quaisquer alterações realizadas no seu blog/site. Como deve compreender os motores de busca não vão a correr imediatamente ao seu blog/site para indexar as páginas alteradas, mas certamente as alterações efectuadas serão indexadas mais rápido, quando comparadas quando não utiliza estes ficheiros.
Se o seu blog/site é novo, ou se tem um número significativo de novas páginas ou actualizações, ao usar um sitemap pode ser vital para o sucesso do seu projecto na Internet, e deste modo não está dependente de sites terceiros para ajudar na indexação das páginas.
Cada vez mais os motores de busca( e especialmente o Google) estão a utilizar os sitemaps para melhorar os seus algoritmos na indexação de páginas web. E com a quantidade de blogs/sites a surgirem na Internet todos os dias, os sitemaps têm um papel fundamental para essa indexação mais rápida.
Criar e submeter o sitemap.XML
Antes de falar no ficheiro sitemap.XML quero dizer que para criar um sitemap.HTML (mapa do site), pode utilizar plugins ou então HTML directamente no blog/site.
É muito simples criar e submeter este tipo de ficheiro sitemap.XML. Primeiro, crie o ficheiro e depois é só enviar para o servidor onde estão todos os ficheiros e pastas do seu blog/site, ou então utilize a ferramenta do Google para Webmasters e lá pode enviar o ficheiro .XML. Recomendo a leitura dos seguinte artigos:
- Como criar ficheiros sitemaps.XML
- Como enviar os ficheiros sitemaps.XML para os motores de busca
- Como por um site no Google
Actualmente a Yahoo! e o Bing também suportam sitemaps.XML, podem ver e saber mais em Webmasters no BING, onde os dados estão em conjunto na mesma plataforma do BING. Além do Google é altamente recomendado o envio do sitemap.XML para o motor de busca BING.