Skip to content

Google lança o seu novo botão “like”; (+1)



Na semana passada o Google lançou o seu novo botão “like” no seu motor de busca intitulado +1(Plus One).  Muitos blogers já deram a sua opinião acerca desta nova aplicação, ideia ou experiência que o Google resolveu lançar. Bom, mas agora quero deixar a minha opinião acerca desta aplicação que para já apenas se aplica no motor de busca Google.com mas que a a médio prazo será para aplicar em todos os motores de busca.

O que é o botão +1

Este novo botão de recomendação de resultados do motor de busca de páginas da Internet, semelhante ao «Like» do Facebook. A ideia será que ao utilizar/marcar um resultado de busca com o +1, a sua rede de amigos do Google tenha a informação de que você gostou daquele resultado. Este botão também vai ser adicionado em anúncios Adwords!
O Google tem uma página exclusiva para explicar o que é o botão +1 e as suas possíveis “potencialidades”.  Para habilitar o recurso, basta entrar neste site e activar o Plus One –  apenas funcionará de momento no Google.com (à data deste artigo). Mas poderá também ficar a perceber melhor aquilo que o Google pretende com esta aplicação neste site. De momento ainda não é possível colocar este botão em sites e blogs, mas já está pensado pelo Google a utilização dessa opção e que muito brevemente poderá já estar disponível.

A minha opinião sobre este +1 é que não vai dar em nada, porque vai surgir muitas dúvidas e problemas para o Google resolver tais como:

  • O botão +1 vai ajudar nos rankings? Mas aqui então podemos trocar com amigos os cliques neste botão…
  • Como vamos saber quais as  páginas os nossos visitantes clicaram no botão?
  • Nos anúncios Adwords, este botão o que é que pode influenciar?
  • Como vai ser a relevância dos conteúdos? Já não vai ter influência?
  • Irá substituir o actual Page rank?

A confusão está lançada, haveria mais perguntas a fazer mas vamos ter de perceber nos próximos tempos com este novo botão. O Facebook está mesmo a dar dores de cabeça ao gigante Google e o resultado disso são as aplicações, plataformas lançadas pelo Google para fazer concorrência ao Facebook e que depois não dão em nada… E muito sinceramente este novo botão é mais uma das confusões que o Google lançou!

Miguel Brandão on FacebookMiguel Brandão on FlickrMiguel Brandão on InstagramMiguel Brandão on LinkedinMiguel Brandão on TwitterMiguel Brandão on Youtube
Miguel Brandão
Miguel Brandão
Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui também estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Desde 2004 que trabalho Online para clientes e projetos próprios. Atualmente sou CEO da SEOlabs.pt com serviços de SEO. Sou responsável de diversos sites e blogs de diversos nichos em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Peru.