Home / SEO / Google e “Content Farms”

Google e “Content Farms”



Com as alterações do algoritmo em 2011 o Google já começou a controlar sites e blogs com Content Farms. Para os web masters que têm blogs deste tipo para ganhar dinheiro, preparem-se para o pior! Em web marketing há quem utilize estas técnicas com a finalidade de ter muitos backlinks, ou seja, criam blogs no Blogger ou Sapo Blogs, vão buscar conteúdos pela Internet criam posts com esses conteúdos, alguns copiados na integra outros alterados. Colocam as palavras-chave espalhadas pelos artigos assim como em todo o blog, alguns casos resultam na perfeição mas para o utilizador que pesquisa no Google encontra muitas vezes os sites/blogs chamados lixo. Pouco conteúdo interessante, links a apontar sempre para o mesmo site/blog, cheios de publicidade etc.

O Google que pretende dar ao utilizador os melhores resultados com o termo que procura, decidiu começar a “limpar” este tipo de sites/blogs que utilizam estas técnicas – Content Farms ou Link Farms.
Content Farms – basicamente são sites/blogs que se alimentam de conteúdos alheios, copiados automaticamente, em alguns casos feitos apenas com traduções  automáticas de conteúdos e sem sentido mas “carregados” de  keywords (palavras-chave) relevantes para aparecer destacado nos motores de busca.
Link Farms – são sites/blogs com conteúdos super optimizados, com várias páginas cheias de links com palavras-chave a apontar para outros sites com o objectivo de obter mais backlinks, ou cliques em publicidade. Explicação mais detalhada de link farm.

O web site Focus.com criou um infográfico onde explica visualmente a relação do Google com este tido de conteúdos – Content Farms. Se utiliza estas técnicas e estratégias no seu plano de SEO, prepare-se porque o Google já está a tomar medidas, algumas delas já se notam em grandes sites de artigos. A Sixtrix.com publicou um estudo onde já se pode ver as diferenças que o algoritmo da Google já efectuou e alterou estes agregadores de conteúdos. Vejam então o infográfico criado pela equipa da Focus.

 

 

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

Um comentário

  1. gostei da subida do yahoo respostas

    se vc tem uma duvida o yahoo provavalmente tem a resposta

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *