Home / Web Marketing / Gerenciando Blog, entrevista a Adelson Smania

Gerenciando Blog, entrevista a Adelson Smania

Neste artigo vou dar a conhecer um blog e o seu autor do qual já é uma referência no Brasil e também em Portugal. Adelson Smania do blog  gerenciandoblog.com.br. Todas as semanas tem artigos novos e de muita qualidade sobre o que de mais recente se vai fazendo no mundo dos blogs, tais como ferramentas úteis para blogguers(blogueiros – BR), estratégias, dicas para blog, SEO, monetização e até técnicas de motivação para se ter sucesso com blog.

Além de tudo isto poderá encontrar também no gerenciandoblog.com.br dicas dos melhores gadgets, ferramentas de email grátis  e muitos artigos para ajudar blogguers a conseguirem potenciar os seus projetos na Web. Elaborei 10 perguntas para entrevistar e para dar a conhecer aqui no blog Mais WebMarketing o ProBlogger Adelson Smania e o seu projeto gerenciandoblog.com.br.

Entrevista

MaisWebMarketingAdelson, fale um pouco de si. Qual é a sua atividade actual?

GerenciandoBlog – Eu tenho 38 anos, sou casado e, além de manter o Gerenciando Blog, trabalho em uma empresa desenvolvedora de soluções de software, coordenando uma equipe de desenvolvimento.

MWMQual é a sua formação? Acha fundamental ter conhecimentos de programação para blogar?

GB – Sou graduado em Tecnologia da Informação, com MBA em Administração. São duas áreas bem diferentes, mas que são muito úteis para o trabalho que faço hoje em meu blog. Não considero fundamental conhecer linguagens de programação para manter um blog. Claro que a pessoa que sabe programar leva vantagem, pois é mais fácil fazer customizações ou desenvolver seus próprios gadgets e plugins. Mas, um dos pontos mais interessantes nos blogs é justamente sua facilidade de uso, permitindo que qualquer pessoa possa criar e manter seu blog, mesmo que não tenha conhecimentos técnicos. O Blogger, principalmente, é uma plataforma bastante simples e intuitiva.

 MWMComo começou a blogar?

GB – Em 2008, minha esposa e eu buscávamos algo para fazermos juntos. Como gostávamos muito de assistir seriados de TV juntos, tivemos a ideia de criar um blog para comentá-los. Foi assim que surgiu o TD Séries, meu primeiro blog.

MWMAcha-se um autodidata?

GB – Sim. Quando comecei meu primeiro blog, eu não sabia absolutamente nada sobre como criar um blog. Precisei pesquisar muito para aprender o que era necessário para evoluir com o meu trabalho. E nem sempre era fácil encontrar o que eu precisava, então aprendi muitas coisas na base da tentativa e erro. Justamente por isso que resolvi criar o Gerenciando Blog: foi a forma que encontrei para compartilhar com as demais pessoas o que eu aprendia com meu blog.

MWMComo conseguiu manter e ir desenvolvendo o Gerenciando Blog ao longo destes anos?

GB – Desde o início, eu me organizei de forma a poder destacar um tempo diário ao meu blog. Além disso, estabeleci uma meta factível de escrever um novo artigo por semana – e venho mantendo essa frequência até hoje. Com isso, consigo também dedicar o tempo necessário para responder os comentários e e-mails recebidos.



MWMAtualmente considera-se um problogger?

GB – Sim, já me considero um problogger. Embora eu tenha um emprego formal, o Gerenciando Blog já é uma fonte de rendimentos financeiros para mim há bastante tempo. Além disso, trato meu trabalho nele com extremo profissionalismo, pensando em meus visitantes como clientes e vendo meu blog como uma empresa a ser gerenciada.

MWMQual o segredo da grande evolução do seu blog neste último ano?

GB – No último ano, passei a investir mais em publicidade – especialmente no Google e Facebook – o que trouxe novos visitantes ao Gerenciando Blog. Além disso, também passei a atuar de forma mais intensa nas redes sociais, o que contribuiu para fidelizar meus visitantes e criar uma comunidade em torno do blog.

MWMAlém do Gerenciando Blog tem outros projectos na Internet?

GB – Infelizmente, precisei abandonar o TD Séries porque o Gerenciando Blog tem consumido todo o meu tempo disponível. Por isso, ele é hoje meu único projeto.

MWMOnde e como vai buscar inspiração para criar artigos para o seu blog?

GB – Felizmente, todos os dias estão surgindo novidades na blogosfera: novas ferramentas, novos recursos nas plataformas de blogs, novos conceitos e muito mais. Assim, sempre houve novos assuntos para tratar. Além disso, os próprios leitores sempre colaboraram com sugestões para novos artigos, tanto de forma direta – através de uma área para Sugestões – quanto de forma indireta, através de suas dúvidas.

MWMPARA TERMINAR, Adelson, quais são os seus projectos para o futuro?

GB – Ainda tenho muito que dedicar ao Gerenciando Blog. Tenho a convicção de que ele tem bastante potencial para crescer nos próximos anos. Tenho também um projeto para auxiliar os blogueiros a gerenciar seus blogs com mais agilidade e eficiência, mas ele está ainda em sua fase embrionária.

Obrigado!

Gostaria de agradecer ao Adelson, pelo tempo despendido e pela boa vontade em responder a estas perguntas e por isso o meu obrigado. Desejo também todo o sucesso com o seu projeto gerenciandoblog.com.br e para aqueles que ainda não conhecem, recomendo fortemente que visitem o seu blog e conheçam o trabalho deste esplêndido blogguer/blogueiro que é o Adelson Smania.

Sobre Miguel Brandão

Sou Miguel Brandão tenho formação académica em Marketing, Publicidade e R.P. frequentei durante 2 anos a licenciatura em Sistemas de Informação e Multimédia. Fui estudante durante 1 semestre lectivo na Universidade de Salamanca (Espanha). Trabalho com a Internet desde 2004 em WebDesign, SEO, SEM, WebMarketing, Email Marketing, Link Building, Landing Pages e posicionamento de websites.

Check Also

spam-no-analytics

Como evitar visitas indesejadas no Google Analytics

Para qualquer negócio online, nos dias de hoje, é fundamental saber o que se passa ...

2 comentários

  1. Olá, Miguel!

    Muito obrigado pela oportunidade e pelo convite para esta entrevista! Fiquei muito feliz e honrado em poder participar do seu ótimo site.

    Espero que as respostas sejam úteis aos seus leitores!

    Um abraço!

    • Olá, Adelson.
      Eu é que agradeço a sua disponibilidade em participar nesta entrevista com um blogger de que eu admiro e sou seguidor.

      O meu obrigado!
      Abraços.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *